Inter-religioso
O Setorial Inter-religioso do PT de Ribeirão Preto, foi constituído de acordo com a Seção VI do Estatuto do Partido dos Trabalhadores (PT), em caráter provisório pelo prazo de 1 (um) ano, até a realização do Encontro para efetivação da sua composição.
Objetivos Gerais
Formado por filiados e simpatizantes do PT de diferentes religiões, tais como: católicos, evangélicos, espiritas, religiões de matrizes africanas, islâmicos e judeus, o Setorial Inter-Religioso, foi criado no dia 12 de março de 2020, com o objetivo de:
1.- Reconhecendo que o PT é um Partido Socialista, democrático, plural, de massas e laico nos termos de seu estatuto e de resoluções Congressuais, o Setorial Inter-Religioso tem o papel de acompanhar, discutir e manifestar-se internamente ao PT e publicamente sobre diversos projetos, quer de leis, ou de políticas públicas vinculados ao tema religioso.
2.- Tem como missão defender a liberdade, igualdade no direito de cada cidadão exercer sua atividade religiosa. Neste sentido, assim como o PT, defende a laicidade do Estado, o Estado de direito, a democracia e a efetividade dos direitos humanos. Está focado em combater a intolerância religiosa e todo tipo de preconceito contra qualquer crença incluindo as opiniões e participação dos que não tem religião, além daqueles que em nada creem.
Propostas do Setorial
- Construção do diálogo inter-religioso por meio de seminários temáticos, workshops, oficinas, cursos livres sobre conhecimento das religiões.
- Acompanhar os projetos de Leis relacionados com a questão religiosa e liberdades religiosas em todas as Casas Legislativas, para discussão, participação e intervenção.
- Implementar ações afirmativas de prevenção à intolerância religiosas, com acolhimento de denúncias de intolerância, propondo orientações para as primeiras medidas a serem tomadas.
- Procurar de forma permanente criar propostas de Políticas Públicas de âmbito Municipal, buscando contribuir no fortalecimento das diretrizes das políticas defendidas pelo PT.
- Com objetivo de dialogar para além do PT, efetivar de forma contundente a comunicação, não só através de criação de materiais de divulgação, banner, folders, mas através das mídias sociais, como Site, Instagram, Facebook e outros.
- Propor, apoiar e defender candidaturas petistas nos pleitos eleitorais, dos diversos segmentos religiosos, inseridos na sociedade. Essas ações sempre estarão pautadas no reconhecimento da pluralidade de ideias e crenças e do combate ao todo tipo de discriminação.