WhatsApp e seus recursos

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Arte: Agência Rede PT

WhatsApp e seus recursos

Sendo o mensageiro mais popular da atualidade (com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais), o WhatsApp é uma importante ferramenta para a sua campanha, desde que sejam observadas a legalidade das suas ações no aplicativo e as boas práticas para o seu uso.


Para ajudá-lo a utilizar o WhatsApp na sua campanha, algumas ferramentas do aplicativo são fundamentais: a criação de grupos, tanto de eleitores potenciais quanto de militância que dissemine os conteúdos produzidos pela sua equipe de campanha, e as listas de transmissão, que permitem à sua equipe enviar conteúdo de forma mais massificada.


No caso de grupos de eleitores, ainda é possível segmentar em vários grupos, de acordo com os interesses de cada segmento do seu eleitorado, ou ainda, dividi-los por bairros ou regiões do seu município. Essa estratégia ajuda a sua equipe de comunicação a disseminar conteúdos mais assertivos e direcionados ao seu público-alvo, o que reduz a probabilidade de pessoas deixarem os grupos.


Também é importante ressaltar que os grupos não eliminam a estratégia das listas de transmissão. São maneiras complementares de interagir com seu eleitorado e sua militância. Uma boa dica é definir, junto à sua equipe, quais tipos de conteúdo serão difundidos nos grupos e quais serão enviados pelas listas de transmissão.


Os grupos são adequados para níveis de comunicação mais íntimos. Por meio deles, é possível divulgar comunicados relevantes ao eleitorado e à militância, esclarecer dúvidas, entre outras ações. Já as listas de transmissão são ideais para uma campanha que deseja atingir um público ainda maior.


Como criar grupos no WhatsApp

Você pode criar grupos com um limite de até 256 pessoas no WhatsApp. Mas você precisa ser administrador do grupo (ou indicar pessoas da sua equipe de comunicação para administrarem) para adicionar ou remover pessoas dele. Sendo assim, pode criar um grupo novo, adicionar pessoas, ou adicionar novos contatos por meio de um link (o que torna o grupo “público”). Siga, então, o passo a passo de criação de um grupo:

Na aba de “Conversas”, toque no botão de chat;

Selecione “Novo Grupo”;

Toque nos nomes ou use a busca para selecionar contatos que quer adicionar;

Então, toque no ícone de seta, para confirmar;

Insira um nome para o grupo, que ficará visível para todos os membros (o nome do grupo tem um limite de 25 caracteres e você pode adicionar emoji, tocando no ícone de emoji);

Adicione uma imagem ao grupo, tocando em adicionar foto (você pode tirar foto, escolher nos álbuns, ou pesquisar na web por uma imagem. O ideal é que a foto tenha vínculo com a identidade da sua campanha, ou com o tipo de grupo que foi criado, isto é, alguma identidade com a militância ou com os diferentes grupos de eleitores que você criou);

Assim que a imagem for definida, aparecerá ao lado do nome do grupo na aba de “Conversas”. Toque novamente na seta verde para terminar de criar o seu grupo.


Se você criou, você já é administrador do grupo. E pode adicionar e remover contatos. Caso queira que outros tenham esse poder, basta torná-los administradores também, com os seguintes passos:

Se for Androide – Entre no grupo do WhatsApp e aperte o botão de seu dispositivo que acessa as configurações do aplicativo. Em seguida, toque em “Info do grupo”; em “Participantes”, toque sobre a pessoa que deseja tornar administrador do grupo. Na janela seguinte, toque em “Adicionar aos admins do grupo”.

Se for iOS – Toque e arraste o dedo sobre um grupo na lista de conversas do WhatsApp. Em seguida, toque em “Mais”; toque em “Info do Grupo”. Feito isso, siga até a sessão “Participantes” e toque sobre o nome da pessoa que deseja tornar administrador do grupo; para efetivar a alteração, toque em “Tornar admin do grupo”.


Boas práticas em grupos de WhatsApp

O grupo deve ter um objetivo – Esse primeiro item é o mais importante. Tenha claro o motivo pelo qual o grupo foi criado e não permita que se desvirtue.


Evite correntes e mensagens fora de contexto – Evite enviar correntes, mensagens de bom dia, boa tarde ou boa noite, além de assuntos que possam causar desconforto aos demais integrantes do grupo.


Seja breve nas mensagens – Áudios com mais de um minuto e mensagens de texto com muitos caracteres são realmente uma das causas de não leitura ou demora do interlocutor para responder às mensagens.


Mantenha a neutralidade – Os grupos podem estar constituídos por pessoas muito diferentes que, pontualmente, compartilham algo em comum com a sua campanha. Por isso, não aborde temas que têm potencial para incomodar por questões de opinião, moral, religião, estilo de vida ou mesmo futebol e esportes.


Evite conversas pessoais e paralelas – Para comunicar-se com uma determinada pessoa, melhor enviar uma mensagem diretamente para ela. O grupo foi feito com um determinado objetivo e se você tem algum outro assunto que não esteja relacionado, o melhor é fazê-lo por fora.


Cuidado com a hora – Com tantos afazeres do dia a dia, é comum que algumas pessoas reservarem o período da noite para ler as mensagens e se atualizar nos assuntos que acontecem nos grupos. Porém, é importante evitar mensagens antes das 08 h ou depois das 21 h.


Listas de transmissão

A lista de transmissão é um recurso muito importante do WhatsApp Business, com o qual é possível estabelecer comunicações segmentadas e assertivas, além de trabalhar estratégias de relacionamento com o seu eleitorado e a sua militância.


Como o próprio nome indica, a lista de transmissão consiste em uma lista de contatos, de onde é possível transmitir mensagens simultâneas. Por meio dela, é possível falar com diversos leads ao mesmo tempo de forma privada, sem a necessidade de adicioná-los a grupos.


Importante: Esse recurso é gratuito, porém só é possível utilizar a lista de transmissão com pessoas que tenham o seu contato, ou contato da sua candidatura, salvo em sua lista de telefones (ou seja, a sua equipe de comunicação deve fazer uma campanha com o eleitorado potencial para que adicionem o número de telefone da sua candidatura em seus contatos). Além disso, há um limite de contatos por lista, que é de 256 contatos.


Siga o passo a passo para criar uma lista de transmissão:

Entre na página inicial do WhatsApp Business;

Selecione os três pontos localizados no canto superior direito da tela;

Toque em “Nova transmissão”;

Escolha os contatos que deseja adicionar, lembrando que você só conseguirá enviar uma mensagem para aqueles que possuem seu contato salvo na agenda de telefones;

Toque em Ok e a lista será criada.


Para configurar a sua lista de transmissão, editando informações como nome, contatos e imagem, basta acessar a conversa e selecionar o botão “i”. Depois, basta configurar sua lista da forma que quiser.


Dicas e boas práticas na utilização da lista de transmissão

Segmente suas listas de transmissão – O primeiro aspecto que você deve considerar é com quem você quer se comunicar na lista de transmissão. Em muitos casos, é válido criar diversas listas, em que cada uma contemple diferentes contatos (militantes e eleitorado, por exemplo). Dessa forma, você consegue uma segmentação melhor e, consequentemente, mais assertividade ao enviar mensagens nas listas. Considere o perfil dos contatos, a etapa de relacionamento com a sua candidatura e alguns outros fatores que os aproximem. Dessa forma, a lista pode ser trabalhada com muito mais eficiência, utilizando linguagem e abordagem adequadas a cada segmento.


Planeje as mensagens com cautela – Antes de enviar qualquer mensagem, é importante que você e sua equipe pensem bem no que enviar e quais possíveis respostas receberá dos contatos. Lembre-se de utilizar uma linguagem adequada ao público escolhido na lista e recorrer a elementos que chamem sua atenção, despertem o interesse e incitem a realizar alguma interação.


Invista em conteúdos relevantes e atrativos – Não só mensagens, você pode também enviar vídeos, links, documentos exclusivos, memes e cards para suas listas de transmissão. Uma ótima alternativa para aumentar o engajamento e despertar o interesse de sua base é fornecendo conteúdos e informações valiosas.


Mantenha a periodicidade de mensagens – Após enviar a primeira mensagem, é importante manter um fluxo periódico, mantendo uma frequência bem definida. Isso colabora não apenas com a organização do envio de mensagens, mas também para que os contatos já estejam esperando pela mensagem. 


Valorize a privacidade dos usuários – O respeito à privacidade dos usuários é fundamental para ter bons resultados. Apesar da utilização de abordagens próximas ser positiva para criar um relacionamento, é igualmente importante manter o profissionalismo durante as conversas. Envie somente mensagens que realmente acredita serem relevantes ao contato, evitando o disparo excessivo, que pode prejudicar a imagem da candidatura e resultar em um declínio de contatos.





---
Secom - Secretaria de Comunicação do PT de Ribeirão Preto Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!