Twitter

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Arte: Agência Rede PT

Twitter


Criado em março de 2006, o Twitter ganhou força como um micro blog que alimentava a curiosidade em relação aos detalhes sobre a vida alheia. Isso porque o site propunha que todos os seus usuários respondessem, com até 140 caracteres, à pergunta “o que você está fazendo ”. Com a sua popularização, seu mote mudou e passou atuar como uma espécie de agência mundial de notícias. Sua pergunta agora é “O que está acontecendo ”, e o número de caracteres permitidos passou a ser 280. Recursos como imagens, gifs e vídeos foram acrescentados.


Como criar a sua conta

1. Entre no site ou baixe o aplicativo

Para começar, é preciso acessar o Twitter. Você pode fazer isso ao entrar no site www.twitter.com ou ao baixar o aplicativo da rede social, que está disponível na App Store, Google Play e Microsoft Store.


2. Criar a conta

Para dar início ao processo, clique em “Inscreva-se”. O cadastro é bem rápido e só exige nome completo, e-mail ou celular. Assim que informar tudo, a rede social vai enviar um código de verificação para o número de celular ou e-mail informado como medida de segurança. Em seguida, basta inserir os números que recebeu no campo solicitado, definir uma senha e seguir com a edição do seu perfil de campanha.


3. Editar o perfil

Esse é o momento de deixar o perfil com a cara da sua campanha.


O nome de usuário do Twitter é iniciado pelo “@”. Ele não é a mesma coisa que o nome do perfil, porém é através dele que seu público pode identificá-lo. É o nome de usuário que se destaca nos tweets. Esse identificador é único. Uma vez que você o definiu ninguém mais poderá usá-lo. Ele é limitado a apenas 15 caracteres. Por isso, é importante pensar bem no nome de usuário que você escolherá. É preciso que fique claro que ele se refere à sua candidatura para não confundir, mas que também seja fácil de recordar.


Coloque uma foto que represente sua campanha e adicione uma descrição na Bio de até 160 caracteres sobre você, sua candidatura e suas propostas. Lembre-se sempre daquelas palavras-chave que ajudaram a construir a identidade da sua campanha.


Em seguida, marque em quais tópicos sua candidatura tem interesse ou se relaciona para que a própria rede social possa personalizar a experiência e sugerir seguidores.


Para personalizá-lo ainda mais, clique na foto que escolheu para o perfil, no menu à esquerda, e, em seguida, clique em “Edit profile”. Com isso, poderá adicionar uma capa da sua campanha, ajustar a Bio caso precise e informar a localização e o website da sua candidatura. Também é possível personalizar a cor e o tema da sua página de acordo com a identidade da sua campanha.


Publique um tweet

Após preparar seu perfil, é a vez de criar e divulgar conteúdo da sua campanha para os seguidores. Para publicar o primeiro tweet da sua candidatura, clique no último ícone do menu à esquerda, que tem um sinal de mais e uma pena.


Se quiser, adicione uma imagem, gifs, enquete ou emoji, conforme a barra de recursos adicionais que vai aparecer.


Mantenha um Tweet fixado

Crie um tweet com links importantes da sua campanha e tópicos de interesse do seu eleitorado, como palavras-chave que remetam às suas propostas, por exemplo. Após postá-lo, procure pelo botão “mais” e selecione “fixar tweet no perfil”. Dessa forma, o usuário que acessou o perfil da sua campanha no Twitter encontrará as principais informações com facilidade.


Como seguir usuários

Para começar um relacionamento com seu público-alvo (eleitores potenciais), a dica é adotar uma estratégia específica para seguir usuários. Pode ser, por exemplo, pesquisar por aqueles que tenham mencionado a sua candidatura ou algum termo ligado a ela. Para fazer isso, é só clicar no ícone de lupa e fazer sua busca.


Se preferir agir com mais discrição, já que está aprendendo aos poucos como usar o Twitter, uma boa dica é curtir esses tweets ou retweetar a postagem.


Como retweetar postagens

Retweet (RT) e é o mesmo que repostar ou republicar. Esse tipo de ação é recomendado caso encontre uma postagem que considere interessante para a sua campanha ou eleitorado. Para dar RT, basta clicar no ícone com as duas setas, logo abaixo do tweet que quer republicar.


Fazer retweets é uma ótima pedida para demonstrar que está por dentro do que outros usuários publicam e também que se preocupa em agregar valor para a audiência.


Como enviar e receber mensagens

Outro recurso do Twitter são as mensagens diretas (direct messages, em inglês, ou DM). Como você já deve imaginar, tratam-se de mensagens privadas que só quem envia e quem recebe pode visualizar.


Pode ser um recurso poderoso de interação, que serve para receber demandas, sugestões, tirar dúvidas mais complexas dos seguidores, ou até mesmo enviar uma mensagem personalizada de boas-vindas, o que te aproxima do seu eleitorado potencial.


Para ter acesso às mensagens diretas, é só clicar no ícone de envelope no menu à esquerda.


Como criar uma lista de seguidores

Uma das formas mais estratégicas de usar o Twitter para a sua campanha é criar listas. Você pode, por exemplo, criar uma lista para agrupar seguidores e outra, para adversários políticos. Assim, pode ficar por dentro de todas as publicações feitas pelos usuários que estiverem nas listas.


Para criar suas primeiras listas, é só selecionar a opção no canto superior direito da tela. Só não se esqueça de torná-las privadas para que ninguém veja as listas que você criou.


Você também pode descobrir de quais listas faz parte, caso estejam públicas. Basta clicar em “Subscribed” para ver aquelas nas quais você se inscreveu ou “Member” para ver em quais foi inscrito.


Como salvar postagens para ler depois

O Twitter tem uma função que permite salvar tweets para ler depois ou guardar, sem precisar curtir a postagem. Esse recurso só está disponível nos aplicativos para celular e todas as publicações marcadas ficam disponíveis em uma aba separada. Basta clicar no ícone de compartilhamento, embaixo da postagem e, em seguida, clicar em “Salvar Tweet”.


Use o QR Code para divulgar seu perfil no Twitter

O QR Code do Twitter ajuda você a divulgar o perfil da sua campanha para conquistar mais seguidores. Para acessá-lo, basta entrar no seu perfil, clicar nos três pontinhos no canto superior direito e, por fim, clicar em “Código QR”. Quando aparecer o código, clique no ícone de compartilhar, no canto superior direito da tela.


Silenciador usuários

Você pode “silenciar” quem não interessa ao seu perfil de campanha e ainda manter o seguidor. Você não acompanha as atividades da pessoa, mas se precisar trocar mensagens diretas com ela, ainda pode.


Há duas formas de silenciar alguém Direto no tweet da pessoa, clicando na setinha para baixo, no canto direito superior, e em “Silenciar usuário”. Ou vá ao perfil da pessoa, clique no ícone de configurações (a engrenagem) e em “Silenciar usuário”.


Como fazer transmissão ao vivo (live) no Twitter

É possível fazer lives no Twitter pelo aplicativo instalado no celular. É uma importante ferramenta de interação com o seu eleitorado potencial, além de ser uma boa alternativa para apresentar as suas propostas de campanha. Veja o passo a passo


Abra o Twitter e toque no símbolo da pena, como se fosse criar um tweet.

Toque no ícone de câmera;

Na interface da câmera, toque em “Ao vivo”;

Em “O que está acontecendo ”, digite um nome para a sua Live;

Em “Adicionar localização”, selecione o local onde você está (isso é importante para localizar a sua candidatura);

Toque em “Transmissão de convidados” (o ícone com duas carinhas) para ativar ou desativar os pedidos de participação de seus seguidores como convidados;

Feitos os ajustes, toque em “Entrar ao Vivo”.


Interação com seguidores no Twitter

Além das lives e das mensagens diretas, que permitem interação com seus seguidores, há uma outra maneira de se aproximar do seu eleitorado potencial e ainda coletar informações deles a pesquisa de opinião. Você pode fazer perguntas a seguidores, com opções de respostas e, assim, conhecer melhor o seu eleitorado potencial.


Para usar esse recurso, clique no ícone da pena. Em seguida, clique no ícone de gráfico, na parte de baixo. Então, é só formular sua pesquisa, preenchendo os campos de pergunta, opções de respostas, a duração da enquete e, por fim, clicar em tweetar.


Impulsionamento e segmentação no Twitter

O Twitter também possui sua ferramenta de criação de anúncios e campanhas pagas. Ela se chama Twitter Ads. Com ela, é possível desenvolver campanhas eficientes, que melhorem a visibilidade do perfil da sua campanha e, consequentemente, da sua candidatura. Existem quatro tipos de campanha definidas pelo Twitter Ads Conversões; criação de público; engajamento; campanhas para aplicativos.


Essas campanhas do Twitter Ads têm níveis de detalhamento muito parecidos com as do Facebook Ads. Elas permitem segmentar o público para tornar seus anúncios de campanha mais assertivos e direcionados. Além de apresentar relatórios detalhados dos desempenhos do seu perfil.


Algoritmos no Twitter

O Twitter tem uma particularidade em relação às outras redes já citadas aqui o feed do Twitter não é totalmente coordenado pelo algoritmo. Isso faz sentido, tendo em vista que a rede não pode perder seu caráter cronológico.


Apesar disso, o Twitter tem um algoritmo que é baseado, principalmente, no comportamento prévio do usuário. Ele analisa as temáticas, formato de conteúdo e seu relacionamento com a conta que postou o tweet. Além disso, é levado em conta o engajamento daquele tweet em si. Essa análise é feita para todos os tweets e influência nas três categorias criadas pela rede:


Tweets rankeados – Ao abrir o Twitter, o usuário é apresentado a alguns tweets selecionados pela própria rede. Os fatores analisados para rankear esses tweets são, como mencionamos, tanto o comportamento do seu perfil em relação a tweets que tiveram algum destaque e foram engajantes para a sua rede de seguidores. Independente do critério, os tweets rankeados são selecionados com base no interesse da rede em gerar mais engajamento.


Caso você tenha perdido – Essa seção traz tweets mais antigos que, como o nome indica, podem ter sido perdidos em seu momento original de postagem. São tweets considerados relevantes, como notícias e tweets com muito engajamento.


Timeline do Twitter – É nessa seção que aparecem todos os tweets em ordem cronológica reversa. Mas, além deles, alguns outros tweets também aparecem nessa parte, como curtidos ou respondidos por seguidores, anúncios e contas sugeridas.


Métricas e monitoramento no Twitter

O Twitter oferece a possibilidade de acompanhar e analisar os resultados das postagens em seu perfil de campanha. As estatísticas ficam armazenadas na página Twitter Analytics, que é atualizada diariamente. Ela contém dados e gráficos de desempenho dos tuites em cada mês, posts que tiveram destaque e o perfil do público que acompanha suas mensagens. Como já foi dito, essas métricas ajudam a sua equipe de comunicação a desenvolver estratégias de produção de conteúdo mais assertivas, além de aumentar o número de seguidores. Os principais dados fornecidos são


Tweets total de posts que o perfil da sua campanha publicou no Twitter;

Impressões quantas vezes os seus tweets foram visualizados pelos usuários;

Visitas ao perfil quantas visitas o seu perfil teve no último mês;

Menções quantas vezes seu perfil foi mencionado por usuários do Twitter;

Seguidores quantos seguidores o perfil da sua campanha tem e quantos novos seguidores ganhou no último mês;

Tweet de destaque o tweet que ganhou mais impressões em um determinado mês;

Menção de destaque o tweet com mais impressões em que outro usuário do Twitter menciona seu nome de usuário;

Seguidor de destaque seu seguidor com o maior número de seguidores. Esse dado mostra um potencial influenciador e parceiro para sua campanha.


Como melhorar a visibilidade do perfil da sua campanha no Twitter

Analise seus tweets com maior engajamento e replique – Observe quais tipos e formatos de conteúdo tiveram maior alcance e engajamento. Isso é fundamental para entender o que as pessoas querem ver e, assim, produzir mais desse conteúdo e conseguir rankear nos primeiros tweets.


Descubra os melhores horários de postagem – A partir das métricas fornecidas pelo Twitter, você sabe o horário em que sua audiência mais engaja. Então, o ideal é fazer postagens nesses horários, para alcançar um número maior de seguidores.


Use hashtags – Como já dissemos, esse poderoso classificador de assuntos facilita a busca de quem quer saber mais sobre eles. Para pensar em boas ideias de hashtags para o Twitter, leve em conta que elas precisam ser compartilháveis. E, no seu caso, precisam refletir a identidade da sua campanha. É importante monitorar o alcance das hashtags e o quanto podem alavancar o engajamento do público com o seu perfil de campanha.


Use a pesquisa avançada – Quer saber quais são os conteúdos, hashtags e tweets mais usados e vistos no Twitter Explore a ferramenta de pesquisa avançada da plataforma. É só clicar na lupa. Esse recurso pode ajudar a sua equipe de comunicação a definir uma estratégia de produção de conteúdo mais assertiva e que lhe dê mais visibilidade, além de trazer mais seguidores.


Acompanhe o que seus seguidores dizem – Esteja atento ao que eles dizem e demonstre real preocupação com seus sentimentos. É uma maneira de criar empatia e maior conexão com seu eleitorado potencial. Eles adoram que se importem em “ouvir” o que têm a dizer.


Responda às menções – Quando alguém mencionar o perfil da sua campanha ou responder seus tweets, engaje com a conta. Isso é um importante sinal para o algoritmo que seu perfil está empenhado em engajar também com os usuários.


Frequência de postagens no Twitter

O número de postagens dos usuários dessa rede costuma ser bem maior do que em outras, e isso faz com que um tweet se perca em meio a outros, cerca de três horas após ser publicado. Assim, a média ideal diária está entre três e cinco tweets. Para potencializar os seus resultados, algumas táticas podem ser bem úteis, como Fazer uso estratégico das hashtags; republicar postagens após mais ou menos doze horas; retweetar menções interessantes ao seu perfil; realizar a cobertura de eventos ou momentos marcantes; produzir conteúdo que sejam compartilháveis; interagir com seguidores; agendar postagens para horários de grande audiência.


Para complementar as informações sobre as redes sociais e seus recursos, indicamos os seguintes vídeos



Leonardo Casalinho - Redes Sociais Mecanismos de entrega



Leonardo Casalinho - Redes Sociais produção e publicação de conteúdos



Leonardo Casalinho - Redes Sociais Como atender à estratégia nacional

---
Secom - Secretaria de Comunicação do PT de Ribeirão Preto Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!