Instagram

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Arte: Agência PT

Instagram


Vivemos numa época em que as pessoas se guiam pelas imagens. Talvez isso explique por que o Instagram cresceu tão rápido nos últimos anos. De acordo com o Pew Research Center, 35% dos adultos conectados usam o Instagram (esse número era 3% em 2016). Ou seja, você precisa estar no Instagram para que sua candidatura seja vista por seus usuários.


O Instagram, especificamente, é uma plataforma voltada para a publicação de fotos, o que ajuda a aumentar a visibilidade da sua imagem como candidato/a e atrair eleitores/as potenciais. Para isso, ao invés de criar uma conta pessoal, você precisa ter uma conta da sua candidatura. Vejamos, então, quais são os principais recursos desta rede social!


Como criar um Instagram da sua candidatura

1. Baixar o aplicativo

O primeiro passo é baixar o aplicativo. Ele está disponível na Play Store (para celulares com Android), na App Store (para iPhone) e na Windows Phone Store (para celulares da Microsoft). Assim que ele for instalado, clique sobre o ícone no menu para abri-lo e dar início às configurações da conta.


2. Criar uma conta

Existem duas formas para criar o perfil da sua candidatura no Instagram. A primeira delas, e a mais fácil, é por meio do login com o seu perfil do Facebook. Se você já tem cadastro nessa plataforma, pode seguir essa opção. A segunda requer um novo registro. Para isso, clique em “cadastre-se”. O próximo passo será digitar um endereço de e-mail e pressionar o botão “avançar”.


3. Configurar o perfil

Agora, no seu perfil, clique sobre os três pontinhos localizados no canto superior direito da tela e vá em “configurações”, “conta”, “alterar para conta comercial”. Feito isso, é o momento de personalizar o seu perfil, adicionando uma foto de identificação (de preferência, a mesma usada na identidade visual da sua campanha). Depois, é necessário incluir outras informações, como o site, endereço, telefone para contato, horário de funcionamento, entre outras.


4. Dar início à utilização da conta

Esse último passo não está relacionado à criação da sua conta, mas vale a pena fazer essa indicação. Comece a usar o seu perfil e aproveitar as funcionalidades da ferramenta, postando fotos e vídeos curtos da sua campanha. Também é interessante seguir outras contas, como a do Partido, de lideranças políticas do PT, de meios de comunicação que dão abertura à sua campanha, de movimentos sociais e atores sociais do seu município, eleitorado potencial, entre outros.


Notificações de publicação

Em muitos casos, os/as seguidores/as (eleitorado potencial) não visualizam todas as suas postagens, e isso está relacionado ao que chamamos de alcance. Quando o alcance das publicações não ocorre como o esperado, significa que menos pessoas estão acompanhando a sua campanha.


Para evitar que isso aconteça, o ideal é que sua equipe de comunicação faça uma campanha no Instagram, convidando seus/suas seguidores/as (eleitorado potencial) a ativarem notificações das suas publicações, clicando nos três pontinhos localizados próximo à imagem do seu perfil. Feito isso, assim que um conteúdo for postado, eles receberão uma notificação.


Interação com seguidores

As curtidas e os comentários são excelentes recursos para interagir com os seguidores do seu perfil de forma rápida e prática. Por meio deles, você pode realizar uma interação de qualidade, aproximando-se ainda mais do seu eleitorado potencial.


Mensagens diretas

Esse recurso permite enviar mensagens de modo privado para as pessoas. Por meio dele, seus seguidores, ou seja, eleitorado potencial, podem entrar em contato para esclarecer dúvidas mais complexas, dar sugestões, apresentar demandas, ou até mesmo fazer críticas a algum ponto das suas propostas.


Hashtags

As hashtags têm como objetivo aumentar o alcance das suas publicações, fazendo com que mais usuários vejam as postagens. Elas consistem em palavras-chave que viram uma espécie de hiperlink para facilitar buscas no aplicativo. Ou seja, é fundamental usar palavras-chave que estejam identificadas com a sua campanha, além do seu nome e número como candidato.


Stories

Stories são publicações que ficam no ar por 24 horas. Com esse recurso, fotos e vídeos são exibidos como se fossem uma apresentação de slides. E, se o perfil tiver mais de 10 mil seguidores, é possível inserir links. É ideal para destacar, a cada dia, algum aspecto do seu programa de governo ou proposta de mandato, por exemplo.


Lives

Lives são vídeos ao vivo que podem ser acessados pelos seguidores. Esses, por sua vez, podem participar com curtidas e comentários. Ou seja, é uma boa forma de interagir com seu eleitorado potencial, apresentando sua plataforma de campanha, ou ainda, fazendo uma entrevista ou bate-papo com especialistas afinados com as suas ideias e posicionamentos. Você também pode fazer uma live só para colher sugestões, demandas e reivindicações do seu eleitorado, transformando este momento em uma experiência de participação cidadã.


Anúncios e impulsionamento

O Instagram também permite a criação de anúncios e publicações patrocinadas por meio de fotos, vídeos e stories. Você pode usar esse recurso para impulsionar a visualização das suas postagens e, consequentemente, da sua candidatura.


Métricas e monitoramento no Instagram

Com os dados fornecidos pelo Instagram é possível entender como está a visibilidade da sua conta e ainda ter subsídios para produzir conteúdos mais direcionados e estratégicos, além de ajudar a aumentar o número de seguidores. Nesse sentido, as métricas fornecidas pela rede social são: Número de visualizações e visitas; número de impressões; atividade dos seguidores; número de cliques no link da bio, no link dos stories e em contato; quantas pessoas salvaram seu post; respostas dos Stories; informações demográficas; horários que seus seguidores estão ativos (isso, por exemplo, pode indicar o melhor horário para fazer postagens).


Algoritmos no Instagram

O Instagram começou como uma rede sem algoritmo. O feed era organizado de forma cronológica, de maneira que as postagens mais recentes apareciam primeiro e bastava deslizar para ver as mais antigas. Em 2016, isso mudou e, embora não se saiba exatamente como o algoritmo funciona, existem três fatores que afetam como as postagens aparecem: Temporalidade – embora os posts não sejam mais cronológicos, o Instagram ainda leva em consideração o quão recente uma imagem é; Engajamento – o engajamento total de uma postagem, que é medido por meio dos comentários e curtidas, especialmente em seus momentos iniciais, faz com que um post seja priorizado ou não; Relacionamento – a rede prioriza as postagens de contas com as quais o usuário mais se engaja, seja por meio de comentários, curtidas, mensagens diretas ou buscas.


Basicamente, o Instagram tenta entender os interesses do usuário e o potencial de engajamento de cada postagem para mostrar conteúdo relevante em primeiro lugar e conseguir maiores índices de engajamento na rede.


Isso parece estar dando certo: atualmente, o Instagram é a rede social com maior engajamento dos usuários. E é claro que esse fator vem atraindo forte investimento em anúncios, já que as marcas procuram cada vez mais obter resultados por meio dessas plataformas.


Essa lógica também vale para o Stories: mesmo seguindo uma ordem temporal, na qual as histórias mais recentes tendem a aparecer primeiro, o algoritmo privilegia as histórias das contas com as quais o usuário mais engaja. Assim, o engajamento no Stories e nas postagens do feed, juntamente com o comportamento de busca do usuário e as pessoas com as quais conversa e as contas que segue, afetam a ordem das postagens.


Como melhorar a visualização do seu perfil de campanha no Instagram

Confira boas práticas que podem ser aplicadas para obter resultados mais promissores no Instagram:


Foco na hora de anunciar – Escolher um ponto para focar é a melhor maneira de fazer com o que o seu objetivo fique evidente para o público. Você se lembra das orientações do que comunicar na sua campanha? Então, utilize o recurso de anúncios para dar visibilidade à sua história, trajetória política e, sobretudo, para suas ideias e propostas de campanha.


Crie anúncios notáveis – A sua equipe de comunicação deve elaborar os anúncios pensando não só em atrair a atenção de seus/suas seguidores/as, mas também ampliar o número de pessoas que seguem o seu perfil. A ideia é que eles interrompam a navegação no feed para visualizar a publicação.


Crie um bom conteúdo visual e transmita personalidade – o Instagram é uma rede visual, na qual as imagens e vídeos se sobressaem em relação aos conteúdos textuais. Assim, investir em uma produção de qualidade, que destaque a identidade da sua campanha, tornando-o mais reconhecido, é fundamental. Sair da obviedade das fotos e investir em vídeos também pode ser um diferencial, já que esse é um formato cada vez mais valorizado. Insira sempre os símbolos e as cores da sua campanha nas fotos e nos vídeos publicados.


Desperte o interesse do público – Em primeiro lugar, é preciso garantir que os conteúdos dos seus anúncios vão interessar às pessoas. Em seguida, deve-se pensar em formas de se conectar com o público de forma mais emocional. Dependendo do perfil do seu eleitorado, vale a pena investir no humor e numa linguagem que te aproxime dele.


Explore a chamada para ação (CTA) – O CTA é usado no final das publicações, quando você convida seus seguidores a tomar alguma atitude. Se o seu objetivo é aumentar a sua visibilidade, invista em um CTA convincente, que faça as pessoas entrarem no site da sua campanha, por exemplo.


Use hashtags – Como já foi dito, usar hashtags estratégicas (ligadas às palavras-chave definidas na sua campanha) aumenta o alcance das postagens, facilita que usuários te encontrem e, se a sua postagem tiver altos índices de engajamento, ainda pode aparecer em destaque na categoria da hashtag.


Descubra o melhor horário de postagem – Faça testes e entenda em que momento suas postagens recebem mais engajamento. Além disso, utilize as métricas fornecidas pelo Instagram para mapear os horários em que seus seguidores estão mais ativos.


Responda os comentários e menções – Se uma pessoa menciona sua candidatura (seja em uma postagem do feed ou do Stories), ou faz um comentário em sua postagem, não deixe de responder e engajar. Isso porque o Instagram também analisa o seu engajamento para avaliar a relevância da sua conta e de suas postagens.


Invista no Stories – Cada vez mais as pessoas consomem esse tipo de conteúdo, portanto, é essencial que o perfil da sua candidatura invista nisso. Além de ser um bom sinal para o algoritmo que você está constantemente produzindo conteúdo, estar sempre no Stories deixa a identidade da sua campanha gravada na mente das pessoas.


Analise os resultados – Monitore as interações dos seus seguidores, principalmente nos anúncios, e faça testes para encontrar o formato que proporcione os melhores resultados para sua campanha.


Frequência de postagens no Instagram

No caso do Instagram, uma publicação diária já é suficiente, mas você pode postar até três conteúdos por dia, desde que sejam relevantes, alternando entre imagens e vídeos.


Uma boa dica para deixar seus seguidores mais próximos, é compartilhar os bastidores da sua campanha, mostrando como funciona o dia a dia e as atividades realizadas.

---
Secom - Secretaria de Comunicação do PT de Ribeirão Preto Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!