Como viralizar conteúdos da sua campanha

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Arte: Agência Rede PT

Como viralizar conteúdos da sua campanha

Desde que você siga a orientação de adequar os conteúdos da sua candidatura aos interesses do seu eleitorado e da sua militância, há maneiras estratégicas de viralizar os produtos de comunicação da sua campanha.


Usando as redes sociais, você já deve ter visto centenas de vídeos, fotos e textos que foram compartilhados repetidamente por milhares de pessoas. Esse efeito viral, portanto, é caracterizado pela velocidade e quantidade de curtidas e compartilhamentos de determinados conteúdos.


Esse tipo de marketing digital usa as redes sociais e aplicativos de mensagens para divulgar uma marca ou produto de forma não convencional, mas muito efetiva. Ele é vantajoso para sua campanha por ser um investimento de baixo orçamento e grande retorno.


O que não faltam na internet são exemplos de virais. Você mesmo, no mínimo, já visualizou e com certeza já deve ter compartilhado em algum grupo de WhatsApp, ou no próprio perfil do FaceBook, algum vídeo ou memes por ter recebido de outra pessoa. É assim que se esses conteúdos se tornam virais!


Dicas de como produzir uma postagem viral

Moeda Social – o marketing boca a boca é um dos mais poderosos para que as pessoas tomem decisões e sejam influenciadas pelas experiências de outras. Construir a imagem da sua candidatura por meio de uma postagem viral, por exemplo, significa fazer com que as pessoas enxerguem valores positivos no conteúdo porque participaram do processo. Tendemos a compartilhar conteúdos com os quais temos identificação.


Gatilhos – É preciso que você dê às pessoas um “produto” de que gostem, e elas ficarão felizes em divulgar. Nesse sentido, a estratégia de como criar um post viral deve levar em consideração os gatilhos mentais, ou seja, criar lembretes nos ambientes de vivência do seu público-alvo que possam associar a identidade da sua campanha ao dia a dia delas. O que vale é a identificação na rotina das pessoas, para que elas se lembrem da sua candidatura ao associar o conteúdo a suas próprias situações rotineiras.


Emoção – A emoção é essencial para que o conteúdo tenha mais chance de viralizar. A informação, por si só, não faz com que as pessoas compartilhem conteúdos. É preciso criar um vínculo emocional que pode ser despertando emoções positivas como alegria e motivação ou emoções negativas como susto e revolta. No caso da sua campanha, recomendamos apenas a utilização de emoções positivas.


Público – Pessoas tendem a “imitar” as outras em suas atitudes ao vê-las fazendo algo. Desta forma, quanto mais compartilhado e visualizado for a sua postagem, maiores serão as chances do seu conteúdo viralizar na internet e ter a validação social. Por isso, trazer personagens reais e populares para o conteúdo é uma das formas de atrair o público-alvo da sua campanha e tornar seu conteúdo mais acessível.


Valor Prático – As informações relevantes são essenciais para criar vínculo e valor prático para que as pessoas compartilhem um conteúdo. Nesse caso, ao criar um conteúdo, esteja atento quais funcionalidades ele tem para o seu público. Tutoriais, passo a passo e guias de como fazer são exemplos de materiais que despertam interesse e têm grandes chances de serem compartilhados.


Histórias – A narrativa é importante em um conteúdo. As pessoas não compartilham apenas informações, elas compartilham histórias que fazem sentido para elas. Sendo assim, é preciso transmitir valores que tornem a mensagem e a narrativa uma única coisa. Uma estratégia eficiente é utilizar a técnica Storytelling (já abordadas ao longo do módulo) para falar sobre um produto de comunicação da sua campanha que você deseja que se torne viral.


Tipos de postagens com potencial viral

Artigos e postagens em blogs – disponibilizam um conteúdo com fácil acesso e variadas visões de mundo;

Aplicativos – Unem utilidade com praticidade, ou com diversão;

Quizzes – As pessoas adoram responder quizzes, pois alimentam seu sentimento de participação;

Vídeos – 69% dos usuários de celulares acham que os vídeos são a solução perfeita para consumir conteúdos;

Áudios (incluindo podcasts) – A melhor opção para o público que está se deslocando ou se exercitando;

Infográficos – É uma informação visualmente organizada, fácil e rápida de ser compreendida;

Memes – São informações, normalmente, criativas e bem-humoradas, que atraem o público;

Gifs e Stickers – Funcionam do mesmo modo que os memes, por serem criativos e, normalmente, terem conteúdo de humor.

---
Secom - Secretaria de Comunicação do PT de Ribeirão Preto Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!