Projetos e programas

Pronatec

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo de Dilma Rousseff em 2011 para expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público. Ele busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Cursos, financiados pelo governo federal, são ofertados gratuitamente por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. Desde 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do programa.

Entre 2011 e 2014, o Pronatec teve mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.


Notícias Relacionadas

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossos termos de uso.