Che Guevara poderá ter homenagem cassada em Ribeirão Preto
Foto: Arquivo Rede PT

Mesa da Câmara Municipal prepara projeto de resolução que poderá cassar o nome de Ernesto "Che" Guevara de Posto de Saúde da Família. Na foto, Sessão Solene sobre os 30 anos do assassinato do líder revolucionário, em 9 de outubro de 1997
O vereador Renato Zucoloto (PP) quer que seja revogada a lei municipal, de autoria do ex-vereador José Alfredo Carvalho (PT), que nomeia a Unidade de Saúde da Família do Jardim Maria Casagrande, na Zona Norte de Ribeirão Preto, de Ernesto "Che" Guevara. Demonstrando total desconhecimento da história e da importância em relação à medicina preventiva, o parlamentar afirma que o médico argentino "nada fez para a população brasileira".
O requerimento proposto pelo vereador foi protocolado na Câmara Municipal no dia 7 de março deste ano, teve aprovação por unanimidade. Agora a mesa da Casa de Leis vai elaborar um projeto de resolução que será votado em breve. Caso não houver uma manifestação contrária à iniciativa, o nome do líder revolucionário que implantou, através de Cuba, o programa de saúde preventiva conhecido como “Médico de Família”, e, reconhecido mundialmente, poderá ser banido do nosso município.
Segundo Zucoloto: “Fui ver, tem um posto de saúde com o nome do Che Guevara. É lamentável que uma pessoa que não tenha feito nada pelo Brasil, nada por Ribeirão Preto, tenha uma homenagem dessa”, afirma o bolsonarista.
REQUERIMENTO APROVADO PELA CÂMARA
HISTÓRIA
Para entender como foi a aprovação do projeto do ex-vereador José Alfredo (PT), é importante retroceder ao dia 17 de novembro de 1997, quando a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou, por unanimidade, a Lei que autorizava a homenagem ao líder revolucionário Ernesto "Che" Guevara, denominando um próprio municipal. Ainda, em 4 de setembro de 1998, igualmente, os vereadores daquela legislatura aprovaram, também por unanimidade, alteração na Lei original, nomeando a Unidade Saúde da Família de Ernesto "Che" Guerava no conjunto habitacional Maria Casagrande Lopes, situado à rua Paulo Gerardi, 350.
30 ANOS DO ASSASSINATO: COMO TUDO COMEÇOU
No dia 9 de outubro de 1997, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto e o Comitê Organizador das Homenagens aos 30 anos do assassinato do líder revolucionário Ernesto “Che” Guevara, promoveram várias atividades sob o título “Che Guevara Vive”. A iniciativa do Seminário foi do ex-vereador José Alfredo Carvalho (PT), aprovada pela Câmara Municipal. A intenção era homenagear o homem que lutou contra as injustiças sociais em vários países, tendo se transformado num símbolo na história da política moderna.
EXPOSIÇÃO "CHE GUEVARA VIVE"
O evento contou com exposição de fotos, filmes, documentos e material alusivo à história do Che com a participação dos alunos da rede municipal, estadual e privada.
O Quarteto de Cordas fez a apresentação musical, em seguida o historiador e professor Gilberto Abreu, o presidente do PT São Paulo Antônio Palocci Filho e Eliseu Soares, membro do PCdoB realizaram debate sob o tema “Che Guevara – Símbolo de uma Geração”.
IMPRENSA REPERCUTE
RECONHECIMENTO DO POVO
José Alfredo relembra que, logo após a realização do Seminário, os vereadores aprovaram um projeto de Lei em respeito ao engajamento da população que compareceu na Câmara prestigiando e reconhecendo a importância do líder revolucionário na história mundial.
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA, A ORIGEM
Para registrar a origem de todo processo que culminou com a homenagem ao "Che" Guevara. o ex-vereador José Alfredo, do Partido dos Trabalhadores, que atuou na Câmara Municipal e nos governos dos ex-prefeitos Antônio Palocci Filho e Gilberto Maggioni por 12 anos (três legislaturas), afirma que a construção da Unidade de Saúde da Família do conjunto habitacional Maria Casagrande Lopes, deve-se ao projeto transformado em Lei, nº. 7.229 de 24 de outubro de 1995, de sua autoria, que instituiu o Programa “Saúde da Família – Médico de Família”, que viabilizou convênio com o Ministério de Saúde.
"Foi com esse trabalho que tudo começou", salienta José Alfredo.
Conheça a Lei abaixo:
AUDIÊNCIA COM MINISTRO DA SAÚDE, A CONQUISTA
Com a finalidade de buscar recursos para o munícipio de Ribeirão Preto, o ex-vereador se recorda quando esteve no Ministério da Saúde, no início de 1994, em audiência com o então Ministro Henrique Santillo, quando conquistou verbas para o MORHAN (Movimento de Reintegração dos Hansenianos) e para a Sociedade Espírita São Vicente de Paulo. Além de recursos para a aquisição de seis novas ambulâncias, o parlamentar reivindicou um convênio para a implantação do Programa Saúde da Família – Médico de Família que, anos após, transformou-se na USF do conjunto habitacional Maria Casagrande Lopes.
ERNESTO “CHE” GUEVARA, O LÍDER
Ernesto Guevara, conhecido como "Che", foi um revolucionário, político, jornalista, escritor e médico argentino. Criou o programa de saúde preventiva em Cuba, conhecido como Saúde da Família - Médico da Família.
Finalizando, José Alfredo propõe ao vereador Renato Zucoloto que, trabalhe para viabilizar uma nova UBS e, após a conquista, reivindique a homenagem para o indicado no seu requerimento.
GALERIA DE FOTOS:
---
Rede PT

Comentários