PT-SP lança oficialmente os Núcleos Virtuais

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram
PT-SP lança oficialmente os Núcleos Virtuais

Evento ocorreu na sede do Partido, em São Paulo, e o secretário de organização do PT-SP, Gerson Bittencourt, anunciou que já foram criados 37 Núcleos Virtuais e disse que desde segunda-feira, 10/8, estão abertas as inscrições para concurso que vai escolher o logotipo e o slogan da ferramenta digital

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo lançou na noite de sexta-feira (7/8), em sua sede, no centro da capital paulista, os Núcleos Virtuais. Aprovados anteriormente em reunião da executiva estadual do PT-SP, os núcleos virtuais são inovações petistas, alternativas para a organização interna do Partido para garantir canais de participação mais direta da militância.

 

Em Ribeirão Preto, o Diretório Municipal de Ribeirão Preto já criou o seu Núcleo Virtual a partir da Rede PT Ribeirão, começando pelo portal, disponível desde 1º de maio, com informações sobre a formação do Partido na cidade, os acontecimentos desde então, atuações dos vereadores, das secretarias do DM e vídeos de eventos realizados, além de informações sobre o modo petista de governar nas administrações anteriores no município e artigos de pessoas ligadas ao Partido.

 

Textos e vídeos são divulgados também pelas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, YouTube e WhatsApp). Também são divulgadas notícias sobre o governo federal, da presidenta Dilma Rousseff. Pelo Núcleo Virtual do Facebook e pelo WhatsApp da Rede PT: (16) 9.9638-0013, filiados e militantes participam de discussões internas do Partido, interagindo e avançando os temas em debate, que estritamente relacionados às questões da atuação partidária.

 

Na apresentação da ferramenta, o secretário de organização do PT-SP, Gerson Bittencourt, anunciou que já foram criando 37 Núcleos Virtuais, inscritos previamente através portal Linha Direta e aprovados na reunião do diretório que ocorreu na tarde de sexta-feira (7/8). Ele também anunciou que a reunião aprovou a abertura de concurso para escolher o logotipo e o slogan dos Núcleos Virtuais. Segundo ele, as inscrições começaram na segunda-feira,10/8, e seguem até 28 de agosto.

 

Ao falar sobre a nova ferramenta de organização e mobilização, o presidente do PT-SP, Emidio de Souza, disse que os núcleos lançados também servem para o PT retomar as suas origens e destacou a importância dos núcleos de base que possibilitaram a formação, organização e mobilização de milhares de trabalhadores que ingressaram no Partido na década de 1980. "Hoje, após 35 anos, temos as ferramentas digitais que permitem outras dinâmicas de participação, e essa participação virtual para nós é fundamental”, frisou Emidio.

 

Presente no ato de lançamento, o blogueiro Eduardo Guimarães ressaltou a importância das mídias digitais para a atual conjuntura política. De acordo com ele, o Partido está precisando de mais iniciativas como os núcleos digitais.

 

Em sua explanação, o jornalista e professor Charles Nisz deu exemplo de como foi a organização, a participação digital e a mobilização em outros lugares do mundo. Para isso, citou iniciativas dos Estados Unidos, da Espanha e da Grécia. "Você tem um fenômeno na Espanha, que é o Podemos, e é um partido totalmente de base que é organizado de baixo para cima (...), então, o que eles têm de diferente? Eles têm uma estratégia de comunicação definida, dizem claramente o que vão fazer, como vão fazer organização setorial, por bairro, por cidade, ou por alguma afinidade temática. Eles são núcleos que vão deliberando da base, com uma instância superior, até chegar em um colegiado maior”, explicou o jornalista.

 

Um dos presentes na plateia, o secretário de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo, Alexandre Padilha, parabenizou a iniciativa da direção estadual e anunciou que faz parte de um núcleo digital, o Beta 13, e que até já está mobilizando a prometida atividade pública do grupo.

 

O evento ainda contou com a presença do secretário de Comunicação do PT-SP, Aparecido Luiz da Silva, o Cidão, da secretária de Nucleação e Mobilização do PT-SP, Janaina Cristina, da vice-presidenta do PT-SP, Rozane Maria de Sena, a Zaninha, e da secretária de mulheres do PT-SP, Marta Domingues.

 

Abaixo segue a íntegra:

 

REGULAMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS VIRTUAIS DO PT-SP:

---
Rede PT Ribeirão Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!