Objetivo do acordo de PT e PSB é derrotar o golpe, diz Paulo Teixeira

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Foto: Revista Forum

Objetivo do acordo de PT e PSB é derrotar o golpe, diz Paulo Teixeira

“Eu não trabalho para isolar o Ciro, mas acho que a gente deveria fazer um esforço para dialogar com Ciro e trazê-lo para essa frente de esquerda. Não tenho nenhum objetivo de isolar o Ciro. O objetivo é unir a esquerda.”

O PT retira a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco e o PSB abre mão de Márcio Lacerda ao Palácio da Liberdade em Minas Gerais. Esses são os dois pontos principais do acordo entre PT e PSB. “Está fechado”, segundo o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). Consequentemente, o PSB assume uma posição de neutralidade nacional na eleição para presidente da República, liberando seus diretórios estaduais.

 

Com o acordo, o governador Paulo Câmara, que já havia declarado apoio a Lula, fica com sua candidatura ao governo pernambucano fortalecida. Em Minas, ao retirar Marcio Lacerda da disputa pelo governo estadual, o PSB abre caminho para a reeleição do petista Fernando Pimentel.

 

O entendimento é de grande abrangência. No caso de Pernambuco, do ex-governador pessebista Eduardo Campos, morto em 2014 e antigo aliado de Lula, porque a tendência é o entendimento contaminar o Nordeste. Em Minas, pelo enorme significado político e eleitoral do estado.

"Agora eles vão apoiar Lula no Nordeste, ou o candidato do Lula. Devem apoiar nossa candidata no Rio (Márcia Tiburi) e a gente vai reforçando uma frente de esquerda", diz Paulo Teixeira.

O objetivo do acordo, para o parlamentar, é claro.

“Primeiro, temos que estabelecer um mecanismo de derrotar o golpe. Precisamos unir a esquerda para derrotá-lo. Nossos inimigos são o Alckmin, o Bolsonaro, todo esse sistema de poder. Achamos que temos que construir uma frente de esquerda, que é construída não com a hegemonia de um partido, mas de maneira compartilhada. Você une a esquerda no combate contra o golpe e em torno do Lula”, diz.

O petista discorda das avaliações veiculadas nas mídias (alternativa ou corporativa) que enfatizam Ciro Gomes (PDT) como isolado e grande derrotado no processo.

“Particularmente, sou favorável a um diálogo com Ciro, para ele se unir conosco. Mas tanto as pesquisas como esse entendimento, mostram que a centralidade da esquerda é o Lula”, explica.  

---
Rede PT, com informaões da RBA Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários