José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras, morre aos 58 anos

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

foto: Agência PT Nacional

José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras, morre aos 58 anos

Dutra lutava contra um câncer; em nota oficial, o atual dirigente da sigla, Rui Falcão, lamentou a morte do companheiro e ressaltou a força de sua "notável vida pública"

Faleceu na madrugada deste domingo (4) o ex-senador José Eduardo Dutra (PT), aos 58 anos, em Belo Horizonte (MG). Ele lutava contra um câncer. O Partido dos Trabalhares lamenta profundamente a perda e se solidariza com a família do ex-presidente da sigla.

 

Por meio de nota oficial, o atual presidente Nacional do PT, Rui Falcão, lamentou a morte do companheiro e ressaltou a força de sua “notável vida pública”.

 

“José Eduardo Dutra foi um homem público de primeira qualidade, um batalhador da causa da justiça social e um exemplo de dedicação ao Partido dos Trabalhadores”, diz o texto.

 

A mensagem relembra também as importantes batalhas eleitorais que disputou no estado de Sergipe, onde, em 1994, sagrou-se senador da República.

 

História - José Eduardo de Barros Dutra nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de abril de 1957. Foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindiminas), de 1989 até 1994 e dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores, de 1988 até 1990.

 

Em 1994, foi eleito senador da República pelo Estado de Sergipe.

 

Foi presidente da Petrobras de 2003 a 2005. Retornou à Petrobrás como presidente da Petrobras Distribuidora, de 2007 a 2009. Deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012.

 

Era, atualmente, primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).

 

Leia a nota oficial do PT na íntegra:

 

“Nota de pesar

 

O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente o falecimento de seu ex-presidente, José Eduardo Dutra, ocorrida na madrugada desse domingo. Dutra, desde muito cedo na sua vida, se aliou às lutas dos trabalhadores, tendo sido líder sindical em Sergipe e posteriormente membro da direção nacional da Central Única dos Trabalhadores. Disputou importantes batalhas eleitorais no estado, onde, em 1994, sagrou-se senador da República.  Entre outras vitórias de sua notável vida pública está a ter exercido a presidência da Petrobras.

 

José Eduardo Dutra foi um homem público de primeira qualidade, um batalhador da causa da justiça social e um exemplo de dedicação ao Partido dos Trabalhadores.

 

Nesse momento de dor, gostaríamos de nos solidarizar com sua família e com todos os companheiros do PT, em particular aqueles de Sergipe, estado que Dutra sempre amou e onde deu o melhor de sua vida pelos mais carentes e excluídos da sociedade.

 

Rui Falcão

Presidente Nacional do PT”

---
Rede PT Ribeirão Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!