Etapa municipal prepara delegados para o 5º Congresso do PT

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

foto: Jacqueline de Brino

Etapa municipal prepara delegados para o 5º Congresso do PT

Pedro de Jesus Sampaio, com toda sua experiência, destacou que “o Quinto Congresso não pode ser, como em outras ocasiões, apenas o momento de discussão acadêmica sobre grandes e necessários temas de natureza estratégica para o País e para o Partido. Ele deve privilegiar o momento atual.”

Dirigentes e militantes do Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Preto realizaram, em 25 de abril de 2015, a Etapa Municipal preparatória para o 5º Congresso Nacional do Partido, que será realizado em Salvador de 11 a 13 de junho. O presidente do Diretório, Jorge Parada, abriu a reunião e destacou a importância do debate municipal para o fortalecimento do 5º Congresso do PT. Os temas nacionais também foram discutidos.

Parada afirmou que o encontro atingiu o objetivo. "Com intensa participação da militância, conseguimos fazer um debate produtivo, que teve reflexão sobre nossas tarefas políticas neste período e a discussão acerca da organização interna do PT", disse Parada.

O evento reuniu os filiados do Partido dos Trabalhadores, com diversos segmentos da sociedade ali representados, entre eles o vereador Beto Cangussu. Ele destacou "a necessidade do PT incorporar ao tema da reforma política a realização de um plebiscito popular como forma do partido se aproximar da pauta dos movimentos sociais". Cangussu entende que "isso garante uma reforma que avance, do ponto de vista da democracia, com a participação popular".

Já a militante dirigente da executiva estadual do PT, Silvia Seixas, frisou a importância da etapa municipal para definição dos delegados para o Congresso. Ela enfatizou que o PT está ouvindo as bases e que no evento de Salvador o Partido terá que discutir como enfrentar a crise e as críticas da oposição e da mídia, analisar os possíveis erros partidários cometidos caso sejam comprovados e como o PT deve se reorganizar depois de tanto fazer pelo Brasil: "E agora, o que falta fazer? E também precisamos de uma reforma política com qualidade e combater o Projeto de Lei da terceirização, que, na verdade, é uma precarização e toda a bancada do PT está contra".

A etapa municipal do Congresso contou ainda com a participação de lideranças comunitárias e sindicais, professores, comerciantes, profissionais liberais, entre outros.

Durante o evento foram apresentadas cinco teses registradas pelas correntes internas do Partido para a promoção dos debates em toda a construção do 5° Congresso:

1. UM PARTIDO PARA TEMPOS DE GUERRA - Ocupar as ruas, construir uma Frente Democrática e Popular, mudar a estratégia do Partido e a linha do governo. (Contribuição da tendência Articulação de Esquerda).

2. RESGATAR O PETISMO NO PT! - Em defesa dos trabalhadores e da nação NÃO VAMOS SAIR DAS RUAS! (Contribuição: Diálogo e Ação Petista).

3. MUDAR MAIS: POR UM NOVO CICLO DE MUDANÇAS DEMOCRÁTICAS NO PAÍS. (Contribuição da Chapa Mensagem ao Partido)

4. CONTRIBUIÇÃO DA MILITÂNCIA SOCIALISTA (Contribuição da tendência Militância Socialista).

5. O 5º. CONGRESSO DO PT: MANIFESTO (Contribuição da Chapa O Partido que Muda o Brasil).

Além das teses, temas sobre reforma política, realização de audiências públicas, revitalização da organização do partido, terceirização do trabalho, punição dos corruptos, relação do PT com os movimentos sociais e a democratização da comunicação no País, também foram discutidos.

 

 

---
Rede PT Ribeirão Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!