Criado Setorial Inter-religioso do PT de Ribeirão Preto

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Foto: Agência Rede PT

Criado Setorial Inter-religioso do PT de Ribeirão Preto

O Setorial Inter-religioso do PT de Ribeirão Preto, foi constituído de acordo com a Seção VI do Estatuto do Partido dos Trabalhadores (PT), em caráter provisório, pelo prazo de 1 (um) ano, até a realização do Encontro para efetivação da sua composição

O fenômeno das religiões na atualidade, encontra-se no epicentro da questão política, como uma das ferramentas que interpretam e justificam este sistema de exclusão. Nessa costura entre discurso religioso e político, apresentam-se os desafios e a nossa responsabilidade social de, como dirigentes partidário, rever a nossa atuação e compromisso com a sociedade, com o próximo e, principalmente, com os pobres da nossa cidade. O Partido dos Trabalhadores, tem na sua trajetória de formação a criação de núcleos e setoriais temáticos.

 

Frente a isto, traçamos estratégias para contemplar parte dos grandes desafios apontados sobre a realidade. Afirmando a defesa do Estado Laico e compreendendo que se torna necessário agir, para fortalecer espaços de atuação e formação dos filiados e simpatizantes ao PT; apoiar, participar e dialogar com movimentos sociais; criar espaços de acolhimento, inclusão e afeto para todas as pessoas.

  

Portanto, reunimo-nos na sede do Diretório do Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Preto, no dia 12 de março de 2020, para participar da criação do setorial Inter-religioso do PT, onde, após várias explanações dos participantes, foi eleito por aclamação Dom Ricardo Lorite de Lima, para provisoriamente, no período de 1 (um) ano, coordenar as ações previstas no setorial. Também, o Pastor José Carlos Bignardi, fará parte da coordenação como assistente.

 

 

Os coletivos relacionados ao setorial, tais como: Católico, Evangélico, Islâmico, Cristão e Matrizes Africanas terão seus responsáveis definidos nas próximas atividades. Após esse período, o setorial Inter-religioso fará parte definitivamente a estrutura partidária e, o mandato da coordenação será de 4 (quatro) anos.

 

Quem é Ricardo Lorite de Lima

 

 

Foi consagrado bispo protestante pelo bispo inglês Revmo. Barry Frank Peachey, que veio da Inglaterra e esteve no Brasil especialmente para isso. É Bacharel em Teologia e Filosofia da Religião. Pós Graduando em Teologia e História das Religiões. É Doutor Honoris Causa em Teologia, Divindade, História, Artes, Administração Eclesiástica e Humanidades. Foi condecorado com várias comendas e medalhas. Tem o seu Ministério Ordenado reconhecido por várias denominações nacionais e internacionais. Atuante no Movimento Ecumênico e Inter-religioso. É um humanista que acredita na espiritualidade e na importância de todas as formas de expressão de crença e inclusive no direito da não crença. Um defensor dos direitos humanos e das garantias civis. É clérigo honorário de algumas denominações.

 

Objetivos do Setorial Inter-religioso

Será formado por filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Preto, de diferentes religiões, tais como: católicos, evangélicos, espiritas, religiões de matrizes africanas, islâmicos e judeus, o Setorial Inter-Religioso, com o objetivo de:

1.- Reconhecendo que o PT é um Partido Socialista, democrático, plural, de massas e laico nos termos de seu Estatuto e de Resoluções Congressuais, o Setorial Inter-Religioso terá o papel de acompanhar, discutir e manifestar-se internamente ao PT e publicamente sobre diversos projetos, quer de leis, ou de políticas públicas vinculados ao tema religioso.

2.- Terá como missão defender a liberdade, igualdade no direito de cada cidadão exercer sua atividade religiosa. Neste sentido, assim como o PT, defende a laicidade do Estado, o Estado de Democrático de Direito, a Democracia e a efetividade dos Direitos Humanos. Estará focado em combater a intolerância religiosa e todo tipo de preconceito contra qualquer crença incluindo as opiniões e participação dos que não tem religião, além daqueles que em nada creem.

 

Propostas do Setorial

  • Construção do diálogo inter-religioso por meio de seminários temáticos, workshops, oficinas, cursos livres sobre conhecimento das religiões.
  • Acompanhar os projetos de Leis relacionados com a questão religiosa e liberdades religiosas em todas as Casas Legislativas, para discussão, participação e intervenção.
  • Implementar ações afirmativas de prevenção à intolerância religiosas, com acolhimento de denúncias de intolerância, propondo orientações para as primeiras medidas a serem tomadas.
  • Procurar, de forma permanente, criar propostas de Políticas Públicas de âmbito Municipal, buscando contribuir no fortalecimento das diretrizes das políticas defendidas pelo PT.
  • Com objetivo de dialogar para além do PT, efetivar de forma contundente a comunicação, não só através de criação de materiais de divulgação, banners, folders, mas através das mídias sociais, como Site, Instagram, FaceBook e outros.
  • Propor, apoiar e defender candidaturas petistas nos pleitos eleitorais, dos diversos segmentos religiosos, inseridos na sociedade. Essas ações devem sempre estarem pautadas no reconhecimento da pluralidade de ideias e crenças e do combate ao todo tipo de discriminação.

 

Reafirmamos nosso compromisso de fé e justiça e nos irmanamos a todos e todas que queiram estar nessa caminhada conosco. Quem se interessar em participar do setorial Inter-religioso, basta entrar em contato com a Fabiana na secretaria administrativa do partido pelo telefone 16 3635-5113, no WhatsApp 16 9.9638-0013, ou no e-mail contato@pt-ribeirao.org.br.

---
Secom - Secretaria de Comunicação do PT Ribeirão Preto
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários (1)

Jose' Reinaldo Norcia

Parabenizo o companheiro Lorite, pois é pessoa competente par o exerci'cio dessa função...