Chão de Fábrica, a história do Novo Sindicalismo

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Foto: Arquivo Rede PT

Chão de Fábrica, a história do Novo Sindicalismo

O documentário 'Chão de Fábrica' sobre o novo sindicalismo brasileiro, é importante instrumento de politização para o futuro da luta operária e para a democracia no Brasil

Em tempos de pandemia, o Núcleo de Estudos e Formação Política – David Aidar, promove o documentário de Renato Tapajós e Hidalgo Romero, Chão de Fábrica – a história do novo sindicalismo.

Chão de Fábrica é um produto, editado, de uma série de TV com 13 capítulos e com o mesmo título, produzida pela Cisco, de Campinas, em conjunto com diversos sindicatos, e com a Fundação Perseu Abramo. Ele constrói uma ponte com o contexto histórico enfrentado pelo Brasil nos dias atuais e é narrado pelo ator José de Abreu. É um trabalho didático onde se mesclam e se completam comentários e análises de historiadores, sociólogos, cientistas políticos e sindicalistas que esclarecem o papel dos sindicatos nas transformações políticas brasileiras.

Os principais aspectos abordados são as grandes greves, o velho sindicalismo e a organização do novo movimento sindical; os anos de ouro, o neoliberalismo e o seu avanço, a reestruturação produtiva; o grande pacto dos anos de governo Lula e a retomada com o crescimento do país, o golpe de 2016, e, por fim, o presente e o futuro.

Assista o documentário 'Chão de Fábrica' clicando aqui ou no banner abaixo:


---
Secom - Secretaria de Comunicação do PT de Ribeirão Preto
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!