Nazaré Paulista - Justiça se conquista na luta!

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Foto: Paulo Honório

Nazaré Paulista - Justiça se conquista na luta!

O Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) participou na manhã deste domingo (22 de agosto) de uma assembleia na comunidade Nazaré Paulista com centenas de moradores para celebrar a vitória na luta por moradia

A decisão da Justiça em manter a Nazaré Paulista e João Pessoa no lugar onde estão foi uma conquista dos moradores e do grupo de apoiadores das comunidades, na zona norte de Ribeirão Preto, no bairro Jardim aeroporto.

 

Para o advogado e responsável pelo processo da comunidade, Jorge Roque:

“A Justiça entendeu que a posse coletiva da área para habitação atende a função social a propriedade”. E destacou o seguinte trecho da decisão “...deve ser consignado que a dignidade da pessoa humana é o fundamento da República Federativa do Brasil e a moradia é o último patrimônio da pessoa para subsistência com o mínimo de dignidade, integrando os denominados direitos sociais”

 

A Associação dos Moradores da Comunidade Nazaré Paulista representada pela Clícia, Larissa, Rosilda, Cristina, Max, reforçaram a necessidade de fortalecer a comunidade com ações de organização social e de melhorias na infraestrutura como a água, esgoto, energia e limpeza. A reforma e melhorias da associação de moradores para atender as demandas da comunidade foi uma das preocupações levantadas e já está em curso um mutirão.

 

Estiveram presentes na Assembleia o representante da Associação dos Moradores do Jardim Aeroporto Marcos Valério, Deputado Federal Arlindo Chinaglia (PT), o Co-vereador do Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) Paulo Honório, Isabela Silva da Juventude em Disparada e a advogada Ana Santos que atuou no processo desde o início da comunidade João Pessoa pelo Núcleo de Assessoria Jurídica da USP - NAJUR.

 

Todos ressaltaram a importância do fortalecimento da luta social e a manutenção da história da luta das comunidades como legado para os que estão entrando agora nos movimentos.

 

A vitória da Nazaré Paulista se dá em um contexto ainda muito difícil para a luta popular, mas aponta que, aos poucos, as lutas vão ganhando força e saindo de uma situação de defensiva imposta pelos retrocessos dos últimos 5 anos.

 

Esse é o momento de intensificar as lutas, unificar as pautas comuns dos diversos movimentos e buscar construir uma outra consciência política em Ribeirão Preto. Uma consciência que cresça das periferias para o centro e que aponte a necessidade de um projeto transformador de cidade, com desenvolvimento, inclusão social e ampliação da democracia participativa.

 

Ribeirão Preto, seu povo, suas periferias, precisam respirar, precisam falar, precisam participar.

#LutaPorMoradia #DespejoZero

---
Paulo Honório, co-Vereador do Mandato Coletivo Judeti Zilli Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!