Lar Santana é patrimônio histórico, por iniciativa do Beto

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram
Lar Santana é patrimônio histórico, por iniciativa do Beto

O Lar Santana foi considerado Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Ribeirão Preto, pela lei do vereador Beto Cangussu, sancionada em 22 de janeiro de 2015, para evitar a demolição do local e para que ele possa se tornar um memorial do combate à ditadura.

Fundado em 12 de novembro de 1926, pelo Bispo D. Alberto José Gonçalves, que concedeu licença para as irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição se estabelecerem na cidade e, após vinte anos dos intensos trabalhos pelo ensino, as Irmãs Franciscanas concluíram que o Colégio Santana precisava mudar sua finalidade e, assim, passou a Orfanato Santana, acolhendo as crianças pobres do município.

Foi no Lar Santana que ocorreu um dos mais traumáticos fatos da ditadura militar em Ribeirão Preto. Madre Maurina, que era coordenadora do orfanato lá existente, no ano de 1969 foi presa por ter sido acusada de envolvimento com militantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Ela foi levada para a Delegacia Seccional, onde foi torturada, em um ato que levou à excomunhão de seus torturadores pela Igreja Católica.

O Lar Santana representa um grande símbolo pela democratização e pelo respeito aos direitos humanos massacrados pelo golpe militar nos anos obscuros da nossa história.

"A preservação do Lar Santana, diante do valor sentimental para todos os moradores da cidade e da Vila Tibério, de seu valor arquitetônico, pois representa uma obra maravilhosa, com requintes de detalhes em madeira que não podem mais ser visto nos dias de hoje e, em especial, de seu valor histórico, como símbolo de uma época que não queremos mais ver na nossa sociedade, foi a razão da elaboração da lei", justifica o vereador Beto Cangussu.

---
Carlos Gualter Amorim - Gabinete Vereador Beto Cangussu Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários