Fé na Política: Dialogando sobre Direitos Humanos a Partir da Perspectiva Bíblica

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Arte: Oscar Borges

Fé na Política: Dialogando sobre Direitos Humanos a Partir da Perspectiva Bíblica

Como o programa Fé na Política usa a Bíblia para falar sobre direitos humanos

Na tranquila manhã de um sábado, a voz calorosa do pastor Celso Luiz ecoa pelas ondas da Rede Fé 100,1 FM, uma rádio evangélica do interior do estado de São Paulo. "Que a paz do Senhor esteja com você, meu irmão, minha irmã", saúda o pastor, marcando o início de mais um programa que tem cativado ouvintes desde setembro de 2022.



Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação do Partido dos Trabalhadores em parceria com a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, o programa "Fé na Política" se propõe a dialogar com religiosos sobre direitos fundamentais, tudo a partir de uma perspectiva bíblica. O quadro "Papo de Crente" é parte integrante da programação, oferecendo uma linguagem simples, orações e louvores para abordar temas como direitos humanos.



Ao lado do pastor Celso, a advogada Giseli Costa, especializada no terceiro setor, contribui para enriquecer as discussões desde a estreia do programa. Em uma entrevista recente, Celso Luiz compartilhou a essência do projeto:

"A gente fala sobre acesso a direitos, violência religiosa, violência contra a mulher. Só que numa linguagem evangélica."

O contexto político, especialmente quando as eleições do ano passado se aproximava, trouxe preocupações ao ex-vereador José Alfredo Carvalho. Em uma conversa franca, ele expressou sua apreensão diante do aumento de congressistas que se posicionaram contra a ciência, vacinas e a favor do porte de armas. Foi nesse momento que o pastor Celso lançou a ideia central do programa:

"O armamento é uma política de morte. Contraria os ensinamentos de Deus. 'Eu vim para que tenham vida', disse Jesus."

José Alfredo destacou a importância de dialogar com os evangélicos, uma população que, em sua opinião, foi parcialmente cooptada pela extrema direita. "Isso aconteceu por culpa nossa, fomos arrogantes e não quisemos falar com os evangélicos", reconheceu.


José Alfredo Carvalho encerrou com uma reflexão sobre a necessidade de os progressistas se aproximarem desse público de maneira autêntica.

"Nós temos que disputar essa base, não pela categoria religiosa, mas social, porque a imensa maioria do povo evangélico é um povo trabalhador, pobre, mulheres, pretos, pretas."

Ao final, o programa "Fé na Política" não apenas se torna uma voz ressonante na busca por direitos humanos, mas também destaca a importância de superar barreiras ideológicas e falar a linguagem do povo, construindo pontes onde antes havia divisões.


Na última edição, realizada em 16 de dezembro, o tema abordado foi "Saúde Mental e os Impactos na Vida Cotidiana". Com a participação do professor Reginaldo Arthus e do escritor Edwaldo Arantes, o programa continuou a cumprir sua missão de trazer discussões relevantes à luz da perspectiva evangélica. Confira abaixo:



---
SeCom - Secretaria de Comunicação do PT de Ribeirão Preto Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários