Bolívia é incluída no bloco do Mercosul

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Bolívia é incluída no bloco do Mercosul

Presidentes dos países se reúnem em Brasília para debater parcerias econômicas, incluindo acordo comercial com a União Europeia

Os países do Mercosul, formados por Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela, assinaram protocolo para incluir a Bolívia no bloco, nesta sexta-feira (17), durante a 48ª Cúpula dos Chefe de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Brasília. A Bolívia era considerada um país-associado, em processo de inclusão.

Os presidentes dos países do bloco debatem, entre outros assuntos, a possibilidade de um acordo comercial com a União Europeia e a renovação do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Os presidentes da Guiana e da Bolívia também participam do encontro.

Segundo o Itamaraty, a cúpula vai debater a integração produtiva, promoção comercial, atração de investimentos e micro e pequenas empresas.

Antes da reunião de trabalho da Cúpula, a presidenta Dilma se encontrou com o presidente da Guiana, David Granger e, depois, se reuniu com os presidentes da Bolívia, Evo Morales, do Uruguai, Tabaré Vázquez, do Paraguai, Horacio Cartes, da Argentina, Cristina Kirchner, e da Guiana.

A reunião dos Chefes de Estado encerra o período de Dilma Rousseff na presidência do bloco. A partir do segundo semestre, assume o cargo o presidente do Paraguai, Horacio Cartes.

O subsecretário de Relações Econômicas Internacionais da Argentina, Carlos Bianco, elogiou a atuação de Dilma a frente do Mercosul, em entrevista ao Blog do Planalto. “Consideramos que a presidência pro tempore pelo Brasil foi um êxito absoluto”, disse.

Para ele, o maior avanço ocorreu nas discussões em relação ao processo de adesão da Bolívia. O tema tem sido debatido desde 2011. “Acreditamos que avançou em muito temas que eram prioridade para o Mercosul, em particular a ampliação da quantidade de sócios, que é a adesão da Bolívia como membro pleno”.

 

---
Rede PT Ribeirão Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!