O centenário de Florestan Fernandes, um teórico a serviço da classe trabalhadora na live do Machado

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Foto: Arquivo pessoal

O centenário de Florestan Fernandes, um teórico a serviço da classe trabalhadora na live do Machado

O jornalista Florestan Fernandes Júnior, conversa, hoje, às 19 horas, com Antônio Alberto Machado, pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto

Intitulado "Lives com Machado", programa é transmitido nas redes sociais do pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto e também na plataforma da Rede PT; hoje, segunda-feira (10), às 19h00, o convidado é o jornalista Florestan Fernandes Júnior. O assunto será sobre os 100 anos do legado de Florestan Fernandes.

 

Conheça um pouco sobre ele:

Florestan Fernandes Júnior é paulistano formado em jornalismo.

Iniciou a carreira como subeditor de cultura do semanário Opinião/RJ. Dois anos após começou na Folha de S. Paulo onde trabalhou como repórter dos cadernos Ilustrada e do Folhetim, antigo suplemento dominical de cultura do jornal.


Em 1984, como repórter na TV Globo de São Paulo cobriu assuntos de diversas áreas. De lá foi para a TV Manchete, no final de 1988, onde passou a apresentador e comentarista de política dos telejornais da emissora.


Entre 1992 e 1994 trabalhou na TV Cultura na qual acumulou as funções de repórter e apresentador de vários programas, entre eles, o Opinião Nacional.


Retornou à TV Manchete/SP como âncora do Jornal da Manchete e apresentador do Programa de Domingo e do Edição da Tarde. Nesse período apresenta nas rádios Musical FM e depois na Nova FM o programa Estilo de Vida com Florestan Fernandes Jr., sobre turismo, lazer e entretenimento em geral.


Com a chegada da Rede TV passou a apresentar com Cláudia Barthel o telejornal da hora do almoço. Em 2000 sai da Rede TV e trabalha ao lado de Alberto Dines na produção da série para TV Histórias do Poder – 100 Anos de Política no Brasil, publicado no mesmo ano, em três volumes pela Editora 34. A obra com 52 depoimentos e mais de 300 fotos revisita os momentos cruciais da vida política brasileira, da República Velha à reeleição de FHC).


Durante o ano de 2002 atuou como diretor de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e colaborador da formatação da nova televisão do legislativo Paulista, a TV Alesp.


Em 2004 passou a comentarista e editor regional em Brasília/DF do Jornal da Gazeta e, nos dois anos seguintes, apresentou o Diálogo Brasil, um programa realizado pelas TVs, Nacional de Brasília/DF, Cultura/SP e TVE/RJ. Durante o ano de 2005 apresentou, ao lado de Salete Lemos, o Jornal da Eldorado na rádio homônima de SP.


No biênio 2007/2008 volta para a TV Alesp/SP onde inaugurou uma nova grade de programas como diretor da emissora.

 

De 2008 a 2017, foi gerente executivo de jornalismo da TV Brasil e âncora do Repórter Brasil da emissora. Em 2018 passou a trabalhar na Rede Minas onde comanda o programa de entrevistas Voz Ativa além de colaborar com a versão brasileira on-line do jornal El País.


Em 2016, assumiu o comando do programa de entrevistas Palavras Cruzadas no lugar de Paulo Markun.


Atualmente, é colunista no portal 247.


Em 1997, Florestan Fernandes Júnior recebeu o Prêmio Simón Bolivar de Jornalismo, pelo documentário Cuba: turismo de saúde.


Filho do renomado sociólogo Florestan Fernandes (1920-1995). 

 

O Programa:

As lives com Machado são transmitidas nas redes sociais da Rede PT (Dialoga Ribeirão 2020) e na do pré-candidato a prefeito em 2020 pelo PT Antônio Alberto Machado. Cada edição, terá um ou mais convidados para falar sobre suas posições, compartilhar experiências e discutir políticas públicas e sobre o cenário político de Ribeirão Preto.

 

O objetivo do bate-papo, de acordo com Machado, é promover um diálogo com os mais variados representantes da sociedade nacional e local.

 

Participe desse diálogo conosco, deixe sua pergunta nos comentários:



#livedoMachado

---
SeCom - Secretaria de Comunicação do PT de Ribeirão Preto Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários (1)

João Paulo Baptista

Não desejo fazer peegunta, apenas mandar um grande abraço ao Florestan e dizer à ele que seu Pai foi uma das pessoas mais brilhantes que conheci. Em 1990 tive o privilégio e a honra de ser um dos coordenadores da campanha dele aqui em Ribeirão e fizemos algumas visitas juntos em dois dias que ele ficou aqui. Foi uma grande honra para mim. Inesquecível!