Cultura pra Ribeirão

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Rede Social

Cultura pra Ribeirão

Em Ribeirão Preto, vamos socializar os bens culturais, desenvolvendo ações e programas que garantam às pessoas oportunidades de acesso, fruição e produção de cultura

A Cultura desempenha na vida social moderna uma importância cada vez mais estratégica e integra o núcleo de uma nova área econômica.




Desta forma, o Programa de Governo do PT considera como atividades constitutivas de direitos e cidadania, como atividades formadoras do processo educacional, como atividades de fruição e como atividades econômicas.


CULTURA

1. Socializar os bens culturais desenvolvendo ações e programas que garantam o acesso do cidadão ao patrimônio cultural e artístico da humanidade e aos seus meios de produção.


2. Realizar reformas e restaurações dos espaços públicos da cultura. Buscar apoio para a revitalização do centro histórico e dos patrimônios tombados.


3. Dar especial atenção à cultura produzida para e pelas crianças, trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.


4. Construir ações e programas que deem visibilidade à produção artística e cultural hoje confinada por limites geográficos, econômicos e sociais.


5. Criar programas e ações que desenvolvam a cultura e a arte também como atividade econômica, priorizando o cidadão e não o consumidor. Democratizar a fruição e o fazer cultural.


6. Apoiar iniciativas de grupos e artistas por meio de editais, que serão criados e discutidos com o CMC e com a sociedade civil.


7. Desenvolver ações e programas no sentido da construção de um pensamento cultural na cidade que permita a constituição de cidadãos e cidadãs dotados de capacidade de entendimento dos problemas que afetam a cidade, o Brasil e o mundo.


8. Desenvolver ações de capacitação de trabalhadores da cultura, no sentido de desburocratizar o chamamento de editais públicos em plataformas digitais, e criar canais para divulgar medidas e eventos da própria secretaria, como forma de garantir o direito à informação e à cultura.


9. Tornar os cinco centros culturais subsedes da SMC, para que possam atender as demandas da periferia da cidade.


10.Tornar a Casa da Cultura um espaço permanente de exposições variadas.


11.Reformular a Escolinha de Arte do Bosque.


12. Construir a programação do Teatro de Arena, do Teatro Municipal, da Casa da Cultura e dos Centros Culturais sempre por meio de editais.


13.Tornar o Centro Cultura Palace uma escola municipal de música, teatro e dança.


14.Rever o Eventos Oficiais, de modo a otimizar os recursos da SMC.


15.Lançar editais específicos para a cultura periférica e negra. Reforçar e investir nos valores da cultura negra e afro-brasileira, de matrizes africanas, das culturas migrantes e imigrantes na cidade.


16.Abrir equipamentos municipais de cultura à produção cultural da comunidade LGBTQIA+. 

---
SeCom - Secretaria de Comunicação do PT de Ribeirão Preto Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!