‘Vamos garantir academias a céu aberto e reforço do Saúde da Família às pessoas idosas’, afirma Roque
Programa de Governo Participativo prevê ainda alfabetização e inclusão digital aos idosos
“Vamos abrir academias a céu aberto às pessoas idosas e ampliar o programa Saúde da Família para melhor atendê-las”, afirma Jorge Roque (PT). No Programa de Governo Participativo, apresentado pela Frente Popular, elaborado juntamente com moradores, lideranças comunitárias, técnicos e especialistas, foram incluídas propostas para a população idosa nas várias secretarias e empresas municipais.
Também consta do Programa de Governo Participativo garantir maior mobilidade e a acessibilidade das pessoas idosas nas áreas urbanas, com implantação de faixas de pedestres, semáforos, rampas, transporte público adaptado e motoristas educados.
Com um índice de envelhecimento alto (são 103 pessoas idosas para cada 100 crianças e adolescentes, muito acima da média nacional, que é 80), é necessário um programa com ações integradas de várias áreas do governo para assegurar o envelhecimento saudável e participativo, inclusive para prevenir doenças como diabetes, hipertensão e câncer e retardar o aparecimento de doenças neurodegenerativas.
No encontro com a Associação dos Municipiários Aposentados e Pensionistas (Amap), Jorge Roque elogiou os servidores idosos que hoje estão aposentados, mas já prestaram grandes serviços ao município e continuam sendo importantes referências para os mais novos. “Em nosso governo, serão valorizados os servidores da ativa e também os aposentados”, afirmou Roque, citando que os servidores municipais aposentados não foram tratados adequadamente nos últimos anos.
Comentários