#DicaCultural | “Acorda, pô!” Do saudoso Atílio Rossi é o destaque da semana

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

Foto: Angela Doreto

#DicaCultural | “Acorda, pô!” Do saudoso Atílio Rossi é o destaque da semana

Recomendo, pois, o "Acorda, pô!" Do saudoso Atílio Rossi. Que foi embora sonhando com um mundo mais justo, mais decente e mais fraterno, e nos deixou sonhando também, inclusive através de suas páginas (Antônio Machado)

A série "#DICACULTURAL", com sugestões para finais de semana criativos e divertidos, é apresentada por Antônio Alberto Machado. Nela você encontra dicas de livros, filmes, seriados, música e, enfim, tudo aquilo que interessa aos apreciadores da boa cultura.

 

A dica cultural desta semana é o livro "Acorda, pô! - causos e causas", de Atílio José Rossi. Com talento de prosador, autêntico contador de histórias, Atílio aborda questões humanas fundamentais que perpassam o dia a dia de todos nós e que às vezes nem percebemos.

 

E sua abordagem é delicadamente existencialista, basta lembrar os dois grandes autores que põe em duas epígrafes pra lá de sugestivas: José Saramago e Albert Camus.

 

Mas tem poesia também! A realidade existencial, por vezes, angustiante em si mesma, é temperada pelo lirismo de Atílio, que enfrentou a vida desde cedo, lutou muito e lutou até o fim, "pero", diria o comandante, "sin perder la ternura jamás". 

 

É saborosíssima a linguagem da obra. Objetiva. Cativante. Atílio conseguiu a façanha de abordar as asperezas da vida com uma delicadeza extrema, uniu as visões ao mesmo tempo críticas e líricas, cultivando o realismo e o sonho, estratégia que garantiu ao livro as virtudes de ser um edifício de lucidez e esperança. 

 

Assista ao vídeo, aproveite e se inscreva no @Canal Rede PT, ative o sininho, curta e compartilhe:

 


 

* Antônio Alberto Machado é o atual Coordenador do Setorial Direitos Humanos do PT de Ribeirão Preto

---
SeCom - Secretaria de Comunicação do PT de Ribeirão Preto Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários (2)

elsa

Esta obra do nosso saudoso Atilio Rossi , um misto de causos e poesias mostra um pouco do seu jeito de ser , simples , amoroso e crítico . Conviver com Atilio e familia por todos estes anos nos deixa como nesta obra o exemplo de um ser humano maravilhoso que com sua maneira simples de viver nos encantou com suas músicas , suas pinturas e seus escritos. Você, Atilio, estará sempre presente entre nós.

Adi Mellin Ferreira

Excelente dica cultural. Obrigada!