Paulo Tupinambá

Paulo Tupinambá Paulo Tupinambá nasceu em 1º de março de 1930, em São José do Rio Preto (SP). Viveu a infância e a juventude em Barretos (SP) e casou-se em Aparecida com a professora Maria Helena Sarti. Formado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, Tupinambá mudou-se para Ribeirão Preto em 1961.

Além de trabalhador como assistente social, foi diretor do curso de Serviço Social da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). E atuou também como professor da Faculdade de Serviço Social em Araraquara e de história geral e do Brasil no Curso César Lates.

Na polícia, Tupinambá inicialmente participou de diversas campanhas eleitorais de Adhemar de Barros, devido a elos familiares. Mas, em Ribeirão Preto, com sua atuação social, foi um dos participantes da fundação do Diretório Municipal do PT e um militante atuante, no início dos anos 1980. Foi candidato a vereador em 1982 e obteve 303 votos, insuficientes para se eleger.

Entre 1985 e 1987, Tupinambá ocupou o cargo de presidente do DM do PT. E em 1988 foi o candidato do PT a prefeito de Ribeirão Preto, tendo Silvio Luiz Morais como vice na chapa. A dupla teve 17.756 votos – sua mulher, Maria Helena, foi candidata a vereadora e teve 199 votos.

Tupinambá aposentou-se como assistente social. Em 22 de dezembro de 1998 ele recebeu o título de cidadão ribeirão-pretano, na Câmara. Tupinambá teve cinco filhos, nove netos e dois bisnetos. Ele faleceu em 27 de janeiro de 2000.
Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossos termos de uso.