Notícias

Museu do Futebol apresenta exposição Vozes da Várzea

A exposição Vozes da Várzea em cartaz no Museu do Futebol, promove o protagonismo do futebol paulista e retrata a dedicação das comunidades e o impacto da prática nos territórios. Localizado no histórico Estádio do Pacaembu, o museu apresenta a mostra até 27 de abril.

Plural, democrática e atemporal, a prática esportiva iniciada às margens dos rios que cortam a cidade de São Paulo é retratada por meio de imagens, textos, mapas, instalações audiovisuais e objetos. Mais do que um esporte ou uma brincadeira, o futebol de várzea movimenta o território no qual está inserido. Incide nas economias locais, conecta-se à cultura, por meio de campeonatos, festas populares, escolas e rodas de samba, assim como desperta o espírito de pertencimento na população. Torcidas não faltam, pois falar de futebol em São Paulo é, antes de tudo, falar da várzea. 

Para abordar esse panorama, Vozes da Várzea é dividida em sessões temáticas: Campos e Resistências; Lembrar é Resistir; Economia da Várzea; Chega pra Somar; Culturas em Campo. De curadoria de Alberto Luiz dos Santos e Diego Viñas, a exposição aborda diversos aspectos, como uma viagem no tempo por São Paulo, pela história e resistência desse futebol que mantém viva a magia comunitária. 

Além dos painéis de fotos e textos, diversos objetos estão expostos na mostra. Entre eles, apitos, camisas de times, medalhas, taças de competições conhecidas como a Super Copa Pioneer e até uma autêntica churrasqueira, dessas que ficam à beira do campo. Uma instalação reúne dezenas de camisas de várzea de acervos dos curadores e de personalidades da várzea. 

O Museu do Futebol tem mais de 500 registros relacionados ao futebol de várzea em São Paulo, incluindo times, pessoas, acervos e eventos. Material que permite compreender as transformações pelas quais a prática amadora passou ao longo dos anos. No passado, o Desafio do Galo, uma das mais famosas competições, chegou a ser televisionado. Na atualidade, a Taça das Favelas ocupa este espaço. Os famosos terrões estão dando lugar aos gramados sintéticos, mas a dedicação e o envolvimento das comunidades em torno do futebol de várzea persistem ao tempo.  

A Vozes da Várzea conta, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, com o patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede e Mercado Livre; e com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil.  

exposição-vozes-da-várzea-divulgação-tvt-news
Exposição Vozes da Várzea. Foto: Divulgação

Serviço

Exposição Vozes da Várzea  

Data: até 27 de abril de 2025  

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h)

Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)  

Grátis para crianças até 7 anos  

Grátis para todos às terças-feiras  

Saiba mais no site do Museu do Futebol

Com assessoria de imprensa

Leia mais notícias

The post Museu do Futebol apresenta exposição Vozes da Várzea appeared first on TVT News.