Capital Cultural
Ilustração: Ana Favaretto
Os artigos que escrevi e escreverei sobre os conceitos forjados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu são partes da dissertação “EGRESSOS DO PROGRAMA RIBEIRÃO CRIANÇA (SP): capital cultural, mudança de habitus e mobilidade social”, apresentada à Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Brasil, no âmbito do curso “Maestría Estado, Gobierno Y Políticas Públicas”, em parceria com a Fundação Perseu Abramo. Veja todos em: https://redept.org/artigos/Mrcio-Coelho
Chegamos ao conceito que serviu de estímulo e ponto de
partida para a dissertação “EGRESSOS DO PROGRAMA RIBEIRÃO CRIANÇA (SP): capital
cultural”, mudança de habitus e mobilidade social. Digo estímulo porque eu
sempre havia desconfiado de que um bom conhecimento da língua natural daria
distinção ao falante, em nossa sociedade, e ponto de partida porque, quando
consegui entrever, em breve passagem de um texto, que esse “capital
linguístico” que poderia dar distinção a um agente social não era senão parte
de um arcabouço muito maior e mais elaborado chamado por Pierre Bourdieu de
“capital cultural”, noção que, segundo o sociólogo francês, rivaliza, no
concernente a prestígio social, com a noção de “capital econômico”.
Esse pequeno preâmbulo tem por objetivo precípuo alertar
o leitor para o fato de que o presente artigo será acometido de prolixidade
intencional, isto é, não pouparei palavras na busca de deixar muito clara a
noção de capital cultural, que, sem dúvida, foi a mola mestra da minha
pesquisa.
Segundo o Vocabulário Bourdieu, Pierre Bourdieu começou a
formular a noção de capital cultural na década de 1960 e “tal noção tornou-se
uma das mais poderosas categorias analíticas da teoria social e da pesquisa educacional
contemporânea” (Catani, 2017, p. 103).
Bourdieu chegou a esse conceito ao buscar explicar o
fracasso escolar entre crianças e jovens desfavorecidos socialmente, pois
sempre rechaçou aquilo que chamava de “ideologia do dom”, isto é, ele não
acreditava que o sucesso de alguns na escola era tributário de um dom natural,
assim como o equivalente fracasso.
Se os seres humanos fossem dotados de desiguais
capacidades cognitivas inatas, isto é, se fossem natural e intelectualmente
desiguais, no concernente a capacidade de aprendizagem, estaria naturalizada a
desigualdade social. Essa era a ideia que explicava a desigualdade social, até
meados do século XX.
Já nos anos 1950, o sociólogo francês, a partir de muitos
levantamentos quantitativos, chegou à conclusão de que havia “uma alta
correlação estatística entre a origem social do aluno (sobretudo o nível de
escolaridade dos pais) e seu desempenho escolar” (Catani, 2017, p. 103).
Ele começa, então, a testar hipóteses que pressupunham
que:
“(...) crianças
originárias das classes sociais superiores herdam de suas famílias um
patrimônio cultural diversificado composto de estruturas mentais (maneiras de
pensar o mundo), domínio da língua culta, cultura geral, posturas corporais,
disposições estéticas, bens culturais variados (livros e outros materiais de
cultura) etc., os quais se transformam em vantagens, uma vez investidos no
mercado escolar. Mas, obviamente, isso só é possível porque os conteúdos
curriculares impostos aos alunos e os sistemas de avaliação da aprendizagem
praticados pela instituição escolar se assentam em uma cultura tida como
“legitima”, isto é, constituída pelos produtos simbólicos socialmente
valorizados (as letras, as ciências, as artes) que emanam dos grupos sociais
dominantes, os quais exercem), por isso mesmo, uma ação de “violência
simbólica” sobre os grupos dominados. De tal modo que a seleção e a
classificação escolar dos alunos se revestem da aparência (socialmente
aceitável) do mérito individual, dissimulando a realidade do privilégio social.
A instituição escolar seria, portanto, um fator de “reprodução” (e não de
"democratização") da sociedade” (Catani, 2017, pp.103-104).
Em resumo, a desigualdade que até então parecia algo
natural foi colocada em xeque, pois, se entendermos que a as classes dominantes
legitimam e valorizam determinado capital cultural – em geral, produzido por
ela mesma e ao qual as classes dominadas não têm acesso -, ou seja, impõem
aquilo que tem valor no aprendizado escolar, fica claro que, antes de ser uma
instância de democratização do conhecimento, a escola é parte do processo de
reprodução dos valores das classes dominantes, consequentemente, o aluno que
não teve acesso, no seio da família, a determinadas regras culturais impostas
pelas classes dominantes estará sempre em desvantagem, em relação ao aluno
cultivado, como veremos mais à frente (Catani, 2017, p. 104)..
A escola, e a educação em geral, foi
o primeiro foco de Bourdieu para desenvolver a noção de capital cultural, mas,
logo em seguida a essa construção, ele se espraiou para a análise de outras
esferas da vida social, onde supunha que a riqueza cultural exercia efeitos
poderosos sobre a classificação dos indivíduos nas diferentes hierarquias
sociais.
“Partindo do
pressuposto de que o mundo social é multidimensional e que, portanto, os bens
econômicos ou financeiros não constituem a única forma de riqueza que
fundamenta a divisão da sociedade em classes, em estratos sociais, o autor
forneceu, ao longo de sua obra, inúmeras e robustas evidências empíricas da existência
de outros tipos de recursos que atuam na definição da posição ocupada por um
indivíduo (ou por um grupo de indivíduos), no interior das hierarquias sociais.
Ele defende que as diferenças relativas às condições materiais de existência se
transmutam - por meio de um processo subjetivo de internalização de disposições
e de competências - em diferenças no estilo de viver, isto é, na maneira de se
usufruir os bens materiais possuídos, engendrando distinções simbólicas entre
os indivíduos ou, em outras palavras, distinções relativas à posse de bens
culturais” (Catani, 2017, p.104).
Logicamente, a noção de “capital” foi tomada de
empréstimo do pensamento de Marx sobre o processo de acumulação de recursos
materiais. No entanto, ao acrescentar o adjetivo “cultural”, Bourdieu adverte
que se trata de uma outra dimensão da realidade social. Embora essa realidade
seja menos palpável, “implica igualmente a produção, distribuição e consumo de
(um tipo específico de) bens capazes de render dividendos, ou seja, de proporcionar
lucros simbólicos a seus detentores".
Importante ressaltar que esses lucros simbólicos são uma
espécie de reforço da dominação, como veremos adiante. Eles podem ser materiais
ou imateriais. Bourdieu definiu três modalidades de existência dos bens
simbólicos no âmbito daquilo que ele denominou capital cultural; são eles os
seguintes:
1. Capital cultural incorporado.
“(...) em seu estado
incorporado, apresenta-se como disposições ou predisposições duradouras que se
entranham no corpo de uma pessoa, tornando-se suas propriedades físicas (ex.:
posturas corporais, esquemas mentais, habilidades linguísticas, preferências
estéticas, competências intelectuais etc.) Esse é, para Bourdieu, o estado
‘fundamental” do capital cultural” (Catani, 2017, p.105).
Do ponto de vista da psicologia, assim como na teoria
bourdieusiana, disposição diz respeito à tendência de um agente cultural de se
comportar, de maneira relativamente estável no tempo, em determinadas
situações. Portanto, a disposição desse agente se diferencia de um simples
comportamento, que nada tem de estável, pois se modifica constantemente.
Logo no início deste artigo, citei
minha intuição no que diz respeito ao domínio da forma culta da língua natural,
chamada no excerto acima de “habilidades linguísticas”. Essa ideia amplia tal
noção, pois incorporar habilidades linguísticas é mais do que conhecer o padrão
formal da língua, mas também, por exemplo, falar com fluidez, escrever poesias,
letra de canção, textos publicitários, textos jornalísticos, dentre outras
modalidades.
Certamente, todos nós, no íntimo, já
percebemos que, ao se sentar na mesa para fazer uma refeição, indivíduos das
classes dominantes se comportam de maneira diferentemente dos agentes sociais
das classes dominadas. Assim como o fazem ao se cumprimentarem, ao conversar,
ao assistir a um concerto de música, enfim, as posturas corporais de agentes
sociais de classes diferentes são também diferentes e buscam marcar distinções,
isto é, diferenças sociais.
A pesquisadora Janedalva Gondim
afirma que o “capital cultural em seu estado incorporado está diretamente
ligado à singularidade do agente e pressupõe um
tempo de investimento pessoal para ser incorporado”. A principal forma do
capital incorporado é a adquirida por meio de herança familiar, que, por ser
doméstica e extremamente dissimulada, faz do capital cultural, o mais oculto e
determinante dos investimentos educativos, devido à sua precocidade e
durabilidade (Gondim, 2017, p. 44).
“As diferenças no
capital cultural possuído pela família implicam diferenças: primeiramente, na
precocidade do início do empreendimento de transmissão e de acumulação, tendo
por limite a plena utilização da totalidade do tempo biologicamente disponível
(...); e depois na capacidade. A transmissão do capital cultural incorporado
também pode se dar pela incorporação de novas disposições ao longo da vida do
indivíduo, na escola, nos grupos religiosos etc., embora, seja determinado pelo
capital incorporado durante sua primeira socialização, assim definida para
satisfazer às exigências propriamente culturais de um empreendimento de
aquisição prolongado” (Bourdieu, 2007ª, p. 76, apud Gondim, 2017, p. 44).
2. Capital cultural objetivado.
“(...)
em seu estado objetivado, configura-se como a posse de bens materiais que
representam a cultura dominante (ex; livros, obras de arte e toda sorte de
objetos armazenados em bibliotecas, museus, laboratórios, galerias de arte etc”.
(Catani, 2017, p.105).
Esse tipo de capital cultural se apresenta sob a forma de
bens culturais, como quadros, esculturas, jarros, tapetes, direitos autorais de
obras, livros etc. “O capital cultural objetivado é transmissível em sua
materialidade, mas não na condição de apropriação específica” (Gondim, 2017, p.
44), isto é, a família pode deixar como herança um quadro, que para o herdeiro
pode ter apenas valor econômico, pois o gosto pela arte faz parte do que
chamamos capital cultural incorporado.
3. Capital cultural certificado ou
institucionalizado.
“(...) em seu estado
institucionalizado, manifesta-se como atestado e reconhecimento institucional
de competências culturais adquiridas (ex.: o diploma e todo tipo de
certificados escolares)” (Catani, 2017, p.105).
Esse tipo de capital é
aquele constituído sob a forma de certificados e diplomas. Segundo Janedalva
Gondim, “enquanto o capital cultural, em seus estados incorporado e objetivado,
apresenta-se como vivência ou experiência, o capital certificado é um símbolo,
uma certificação escolar, que depende, em certa medida, de outros capitais, que
podem ser disponibilizados a seu serviço” (Gondim, 2017, p. 45), isto é, o
capital cultural certificado depende da possibilidade de um agente social poder
frequentar cursos livres ou escolas formais, essa possibilidade é garantida
pelo capital econômico, ou, com sorte, pelo capital social do indivíduo.
O Vocabulário Bourdieu afirma que, na verdade, para que
esses bens culturais adquiram estatuto de capital é necessário que tenham como
origem a produção cultural humana que seja identificada “com as propriedades
intelectuais das classes dominantes, configurando aquilo que o autor denomina
de “cultura legitima” porque tem curso e validade na escala da sociedade como
um todo (Catani, 2017, p.105)".
Quando Bourdieu fala em “cultura legítima”, ele está se
referindo à cultura legitimada pelo “modelo” cultural estabelecido pelas
classes dominantes, por meio do que ele chama de arbitrário cultural (assunto
do próximo artigo), que tem o poder de se impor e de se fazer reconhecer por
todos, adquirindo, assim, a aparência enganosa de universal.
Em relação ao aparecimento do capital cultural, Bourdieu
afirma que surgiu na medida em que surgiu o Estado moderno, “em um corpo de
burocratas, originários da aristocracia e da nobreza togada, cuja legitimidade
deriva de suas credenciais escolares obtidas em instituições de ensino que se
desenvolveram desde o século XVIII, chegando às Grandes Écoles da
atualidade” (Catani, 2017, p.105).
Segundo o sociólogo francês, os burgueses da indústria e
do comércio, que, então, constituíam a nova classe ao lado daqueles que ele
chama de “nobres de espada”, diante de outros segmentos sociais dominantes,
lançaram mão do “poder” do capital cultural, isto é, do novo capital, como arma
para o enfrentamento social.
“Mas o processo de
expansão e valorização do capital cultural só encontrará seu pleno
desenvolvimento nas sociedades capitalistas avançadas, em decorrência de
mudanças estruturais advindas da industrialização e do desenvolvimento social e
econômico. A expansão massiva das taxas de escolarização, a ampliação do acesso
aos níveis mais avançados do sistema de ensino, o surgimento e forte
crescimento de uma indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, tudo
isso acarretará e aparecimento de novas profissões ligadas à divisão do
trabalho cultural e promoverá a acumulação dessa “nova” espécie de riqueza
(Catani, 2017, p.105).
Assim, nas sociedades contemporâneas, o espaço social se
baseia no capital econômico e no capital cultural, isto é, nas duas principais
formas de distinção social, pensada sempre como diferenciação. Esses dois
capitais, como não poderia deixar de ser numa sociedade capitalista, são
distribuídos de maneira desigual entre a população e “operam em favor da
reprodução das estruturas de dominação, embora os bens simbólicos o façam de um
modo mais indireto e menos perceptível” (Catani, 2017, p.105).
“No que diz respeito
às leis de aquisição do capital cultural, o pressuposto central da argumentação
bourdieusiana é o de que ela se dá, principalmente, por meio da família e de
suas ações socializadoras. De tal modo que as famílias cultas transmitiriam, a
seus descentes, um conjunto socialmente legitimado de recursos, competências e
disposições de natureza diversificada que rendem a eles lucros materiais ou
simbólicos em diferentes mercados sociais: “De fato, a família tem um papel
determinante na manutenção da ordem social, na reprodução, não apenas
biológica, mas social, isto é, na reprodução da estrutura do espaço social e
das relações sociais". Ela é um dos lugares por excelência de acumulação
de capital sob seus diferentes tipos e de sua transmissão entre as gerações:
ela resguarda sua unidade pela transmissão e para a transmissão, para poder
transmitir e porque ela pode transmitir (RPp, 131) (Catani, 2017, pp.105-106).
Bourdieu deixa bem clara a distinção entre a transmissão
do capital cultural objetivado - que ocorre instantaneamente, pois trata-se da
transferência de um bem material – e o capital em seu estado incorporado, que
demanda tempo para a aquisição. No entanto, no caso do capital objetivado, “o
que é transmissível é a propriedade jurídica e não (ou não necessariamente) o
que constitui a condição da apropriação específica, isto é, a possessão dos
instrumentos que permitem desfrutar de um quadro ou utilizar uma máquina” (BE,
77) (Catani, 2017, p.106).
Ele nos esclarece que o capital cultural em seu estado
incorporado segue leis cuja precocidade e dissimulações são acentuadas, isto é,
desde muito cedo, as famílias dotadas de abundante capital cultural - e somente
essas - de maneira dissimulada, transferem, num processo relativamente longo e
insensível, um capital acumulado hereditariamente. Para o agente social
receptor de tal herança, “o tempo de acumulação engloba a totalidade do tempo
de socialização” (Catani, 2017, p.106).
“Além disso, a
aquisição de capital cultural supõe um investimento do próprio sujeito que deve
se expor às ações de inculcação e assimilação do patrimônio cultural,
entregando-se a um trabalho pessoal sobre si mesmo, pois, “tal como o
bronzeamento, essa incorporação não pode efetuar-se por procuração". Sendo
pessoal, o trabalho de aquisição é um trabalho do ‘sujeito’ sobre si mesmo
(fala-se em cultivar-se) (Catani, 2017, p. 106).
Bourdieu alerta para que tenhamos cuidado ao medir o
capital cultural incorporado, pois, ao levar em conta somente o tempo de
escolarização e não levar em conta a primeira educação, que é a familiar, a
possibilidade de incorrer em erro é muito grande. Entretanto, seus estudos
apontam o tempo de aquisição do capital cultural como uma das melhores réguas
para tal medição.
O Vocabulário Bourdieu
destaca que cada uma das riquezas sociais listadas por Bourdieu, a saber, o capital econômico, o capital
cultural, o capital social e o capital simbólico, pode ser transformada uma na
outra, com destaque especial apara a conversão em capital econômico.
“Isso ocorre porque,
embora sendo de natureza muito diversa, elas mantém entre si relações muito
fortes; o que faz com que - no âmbito das dinâmicas sociais - elas se
reconvertam incessantemente umas nas outras, segundo leis que o autor
trabalhava arduamente para desvendar. No que tange ao capital cultural, o autor
insistirá, sobretudo nas lógicas que presidem a sua conversão em capital
econômico e vice-versa. “Ao conferir ao capital cultural possuído por determinado
agente um reconhecimento institucional, o certificado escolar [...] permite
também estabelecer taxas de convertibilidade entre o capital cultural e o
capital econômico, garantindo o valor em dinheiro de determinado capital
escolar. Produto da conversão de capital econômico em capital cultural, ele
estabelece o valor, no plano do capital cultural, do detentor de determinado
diploma em relação aos outros detentores de diploma e, inseparavelmente, o
valor em dinheiro pelo qual pode ser trocado no mercado de trabalho - o
investimento escolar só tem sentido se um mínimo de reversibilidade da
conversão que ele implica for objetivamente garantido” (EB, 79), (Catani, 2017,
p. 106).
Segundo pesquisadora
Janedalva Gondim, de acordo com a perspectiva de Bourdieu, a realidade social é
baseada na distribuição dos capitais econômico e cultural. No entanto, sabemos,
a distribuição de bens materiais e simbólicos é realizada de modo desigual,
sendo assim, “as escolhas ou práticas de consumo cultural tendem a reproduzir
as relações de dominação subjacentes” (Gondim, 2017, p. 26).
Para os agentes sociais de
família cultivada, haverá sempre um capital cultural herdado, isto é, passado
de pais para filhos, mas não só de pais, pois família vai além da relação pais
e filhos. Entretanto, para as classes dominadas, o processo de aquisição de
capital cultural acontece por meio do aprendizado tardio, na escola. Assim, o
agente social dominado tem um período curto para tentar equiparar seu capital
cultural com o dos agentes das classes dominantes, desse modo, esse processo é
acelerado e não tanto eficaz. Tudo ocorre como quando alguém que não pôde
estudar no período apropriado tem de recorrer a Educação de Jovens e Adultos
(EJA).
(...)
a escola cumpriria, simultaneamente, uma função de reproduzir e de legitimar as
desigualdades sociais. A reprodução seria garantida pelo simples fato de que os
alunos que dominam, por sua origem, os códigos necessários à decodificação e
assimilação da cultura escolar tenderiam a alcançar sucesso escolar, pois
pertenceriam às classes dominantes. Com isso, a legitimidade das desigualdades
sociais acorreria, indiretamente, pela negação do privilégio cultural
dissimuladamente oferecido aos filhos das classes dominantes julgadas como
habilidades naturais (Gondim, 2017, p. 46).
Embora tratarei, no
próximo artigo, do tema “arbitrário cultural”, é importante ressaltar que esse
aspecto, a imposição da cultura dominante travestida de legítima, é denominado
por Bourdieu (2001) de arbitrário cultural, na medida em que nenhuma
cultura pode ser objetivamente definida como superior a outra. Os valores e
significados que orientam cada grupo social, em suas atitudes, seriam, por
definição, arbitrários e não podem “ser deduzidos de nenhum princípio
universal, físico, biológico ou espiritual, não estando unidas por nenhuma
espécie de relação interna à natureza das coisas ou a uma natureza humana”
(Bourdieu, 2001, p. 74). P. 46
“Nesse sentido, é possível concluir que a
escola, além de divulgar o arbitrário cultural e reforçar as desigualdades,
mascarando seus mecanismos de seleção, por meio da ideologia do dom e da
meritocracia (Boudieu, 2001), também incute um habitus que seja mantido mesmo
depois do fim do trabalho escolar. Isso é o que confere ao mercado escolar uma
autonomia relativa, que parece justificar a ideologia do mérito (Gondim, 2017,
p. 47).
É importante salientar
que, de acordo com o sociólogo francês, o maior impacto no agente social, no
que concerne à aquisição do capital simbólico, diz respeito ao capital cultural
incorporado, isto é, aquele cuja família é o elemento mais importante, pois é
ele que atua como instância do conhecimento. No que diz respeito à forma
certificada de capital cultural, é função da escola inculcar a cultura
legítima, portanto, é a escola a principal instância de reconhecimento e
consagração social.
De
acordo com Janedalva Gondim, é a escola a principal instância de
reconhecimento, pois desenvolve nos agentes sociais a aptidão e a disposição
para decodificar a produção cultural de bens eruditos, além de ser a principal
instância de consagração e legitimação de obras do passado, por meio do
currículo escolar, assim, transformando-as em clássicos (Gondim, 2017, p. 47).
No entanto,
“A
cultura propriamente escolar é uma “cultura segunda”, dedicada inteiramente aos
imperativos da transposição didática (Forquin, 1992) e que, ao cumprir a função
de canonizar e de inculcar, contribui para manter uma defasagem entre a cultura
produzida pelo campo artístico e a cultura escolar” (Gondim, 2017, p. 48).
Sabemos que os bens
produzidos pela cultura erudita são raros, de difícil assimilação e só são
apreendidos por quem está de posse de conhecimentos que possibilitem sua
decifração. Sabemos também que tais conhecimentos – ou esquema de pensamentos –
são distribuídos de maneira desigual, principalmente a quem chega à escola sem
a inculcação de valores culturais promovidos pelas famílias cultivadas. Sendo
assim,
(...)
a conclusão a que se chega é de que a escola contribui para reproduzir a força simbólica
que dissimula a estrutura das relações sociais. Em outras palavras, o sistema
de ensino “reproduz um arbitrário cultural do qual ele não é produtor
(reprodução cultural) e cuja reprodução contribui à reprodução das relações
entre grupos ou as classes. (Gondim, 2017, p. 48).
Consequentemente, quem não
domina as ferramentas conceituais que possibilitam o domínio do entendimento da
cultura erudita dela se afasta exatamente porque não está de posse dos
instrumentos que o possibilitam decifrá-la. “Em matéria de arte e de seu
consumo, ocorre conforme a mesma lógica de organização do espaço social que é
configurado pelo volume de capital, pela composição do capital e pela
trajetória social” (Gondim, 2017, p. 49).
É
com esse pensamento que Bourdieu propõe a reexposição do conceito de classes,
pois não basta apenas examinar as condições materiais e a posição ocupada no
processo de produção de mercadorias para definir um grupo social relativamente
homogêneo. Para isso, a observação da posição em relação ao consumo cultural é
de suma importância, pois as “posições de classe correspondem a um sistema de
disposições para agir, pensar e perceber, que se expressam sob a aparência de
preferências individuais, as estruturas externas (as condições de existência) das
quais ele é originário”. (Gondim, 2017, p. 52).
No próximo artigo, abordarei a noção de “arbitrário cultural”, com base no importante livro de Pierre Bourdieu Economia das Trocas Simbólicas, com destaque para a introdução escrita por Sérgio Miceli.
---Márcio Coelho mestre e doutor em linguística (USP); com mestrado internacional pela FLACSO – Faculdade Latino-americana de Ciências |Social e licenciado em música.
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