Duda Hildago: Ataque imperialista dos EUA
Ilustração: Duda Hidalgo

Em virtude de um projeto imperialista de dominação, Donald Trump, presidente dos EUA, atacou um território soberano, matando o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Qasem Soleimani e também o comandante da milícia iraquiana chamado de Abu Mahdi al-Muhandis.
O bombardeio se deu ao longo da madrugada em um aeroporto em território iraquiano, sendo autorizado pessoalmente por Donald Trump, ação que, além de ser irresponsável e um verdadeiro ato terrorista, é também controversa por se tratar de um ataque a um general de um país contra o qual os EUA não se encontra formalmente em guerra.
Soleimani foi responsável pela criação de um arco de influência chamado de Eixo da Resistência, o qual se estende do Golfo de Omã até Iraque, Síria e Líbano. O general iraniano era também uma figura pública muito popular, tendo hoje dezenas de milhares de pessoas ido às ruas de Teerã para protestar contra a sua morte.
A importância de Soleimani somada a uma tensão histórica que se escala desde a retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear feito em 2015 criam um cenário de iminência de um conflito de escala mundial.
---Secretária da JPT Ribeirão Preto e militante do MPJ em Disparada

Comentários