Nota Oficial do Setorial Direitos Humanos | PT-RP

Arte: Agência PT

Nota Oficial do Setorial Direitos Humanos | PT-RP

PT repudia ataques ao dirigente do Partido da Causa Operária Raphael Trena

A luta em defesa da democracia e dos direitos contra o golpe de 2016 tem ganho cada vez mais apoio na sociedade, fruto da atuação combativa de partidos políticos, movimentos sociais, mídias independentes, artistas e intelectuais, dentro e fora do Brasil.

O movimento Lula livre se insere nesse contexto de luta, tendo acolhida entre a maioria do povo brasileiro pois tem respaldo em um legado de desenvolvimento com liberdade, tolerância e inclusão social associado à liderança do ex-presidente Lula. Ao mesmo tempo, o golpe e seus retrocessos têm fortalecido posições autoritárias, intolerantes, seletivas e violentas por parte de uma extrema-direita principalmente contra partidos de esquerda, especial o PT, e lutadores populares.

Nessa última quinta-feira (31-maio), o dirigente do PCO-RP, Raphael Trena, foi vítima de ameaças anônimas cujo teor se assemelha ao discurso violento e intolerante citado acima. Trena havia se solidarizado com um casal de namorados que foi agredido em um estabelecimento comercial da cidade pelo simples motivo do uso de uma camiseta com os escritos Lula Livre.

Tal acontecimento está sendo acompanhado pelo Setorial DH do PT-RP e advogados e medidas legais serão tomadas.

Entretanto, neste momento, vimos a público empenhar nosso apoio e solidariedade ao companheiro Raphael Trena, repudiando com veemência as ameaças anônimas e nos colocando na linha de frente na defesa das liberdades individuais, da liberdade de expressão e da convivência pacífica entre todos, que são pilares básicos da democracia e do Brasil que defendemos.

TRENA, CONTINUE A SUA LUTA, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

Fernando Tremura – presidente PT de Ribeirão Preto

Ricardo Jimenez – Coordenador Setorial Direitos Humanos

RedePT Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários (1)

Baby Siqueira Abrão

Excelente atitude! Não podemos aceitar ameaças, agressões e outros tipos de desrespeito aos direitos humanos, nem falar diante de pessoas que só entendem a linguagem da violência. Elas devem ser penalizadas, para aprender a controlar seus impulsos criminosos. Minha solidariedade a Rafael Trena e ao casal que ele, solidário, defendeu.