Movimentos sindical, sociais e políticos manifestam pesar com a morte do vice-presidente da CUT-SP, Sebastião Cardozo

/ Por Agência Rede PT Ribeirão
Movimentos sindical, sociais e políticos manifestam pesar com a morte do vice-presidente da CUT-SP, Sebastião Cardozo

Diversas lideranças do movimento sindical, dos movimentos populares e políticos divulgaram manifestações de solidariedade à família e à CUT-SP pela morte de Sebastião Geraldo Cardozo, o Tião, vice-presidente da entidade. Na foto, Tião discursando ao lado de Ricardo Oliveira, José Alfredo e Luiz Henrique no Ato em Ribeirão Preto.

O sindicalista foi vítima de infarto fulminante, aos 58 anos, na noite de sexta-feira (31), quando estava em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Casado, pai de três filhos, iniciou a militância no começo da década de 1980, atuando no movimento estudantil e nos bancários de Araraquara. Ele foi sepultado na manhã deste domingo (2), no Cemitério São Bento, no centro de Araraquara.

 

Confira abaixo as manifestações de pesar:

 

“Saudades do meu amigo Tião, grande homem, grande dirigente. Vai fazer muita falta!”

Vagner Freitas, presidente nacional da CUT

 

“Tião presente! Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo e companheiro de longas jornadas, Sebastião Geraldo Cardoso, mais conhecido como o Tião dos Bancários. Ele foi fundador do Sindicato dos Bancários de Araraquara, foi diretor da Federação dos Bancários do Estado de São Paulo e presidente da CUT no estado. Dedicou boa parte de sua vida à militância por uma sociedade pautada pelos direitos dos trabalhadores e pela igualdade. Sem dúvidas, uma perda irreparável para o Partido dos Trabalhadores e para todo o movimento sindical. Meus mais profundos sentimentos para a sua companheira Vera e para filhos, netos e demais familiares e amigos. Siga em paz, Tião. Inspirados na sua força, seguiremos adiante na luta, em um momento tão difícil, por uma sociedade que prevaleça os direitos dos trabalhadores e de mais igualdade de oportunidades.”

Edinho Silva, prefeito Municipal de Araraquara

 

“O Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a publico lamentar profundamente o falecimento do vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo, Sebastião Geraldo Cardozo, o Tião, que morreu nesta sexta-feira (31), aos 58 anos, vítima de um infarto na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Tião iniciou sua militância no começo da década de 1980, atuou no movimento estudantil e no Sindicato dos Bancários de Araraquara. Em meados dos anos 90 tornou-se membro na direção executiva da Federação dos Bancários da CUT do Estado de São Paulo (Fetec/CUT-SP). Foi eleito em 2015, no 14º Cecut à vice-presidência da CUT-SP para a gestão 2015-2019. Foi um lutador incansável e, com seu sorriso largo, ajudou a construir um trabalho que transformou uma geração de sindicalistas e fez história no estado de São Paulo. Tião participava de uma atividade sindical na tarde de ontem quando passou mal, partiu lutando e, assim, seguiremos lembrando de sua trajetória que nos guiará nesses tempos de luta.”

Direção MST São Paulo, 1 de abril de 2017

 

“Morre Tião, um companheiro de luta. Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento do companheiro Tião, Sebastião Geraldo Cardozo, ocorrido na noite desta sexta-feira, na cidade de São José do Rio Preto, aos 57 anos, onde participava de uma atividade como vice-presidente da CUT-SP. Pessoalmente, perdi um amigo de jornada, um companheiro de luta sempre pronto a ajudar. Fica uma lacuna em nossos corações e em nossas lutas. Dirigente sindical sempre presente nas lutas ao lado dos trabalhadores, Tião começou sua militância no início da década de 1980, no movimento estudantil e nos bancários de Araraquara. Tornou-se uma liderança no movimento sindical e atualmente respondia pela vice-presidente da CUT-SP. Sua atuação política foi marcada pelo diálogo e pelo respeito aos trabalhadores. Meus sentimentos à minha amiga Vera, também uma companheira de luta, e aos filhos Brian, Giovana e Jonathan. Que Deus os conforte.”

Márcia Lia, deputada estadual e presidente do PT de Araraquara

 

“O Sinergia CUT manifesta seu pesar e sua solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de luta do vice-presidente da CUT, Sebastião Geraldo Cardozo, nosso querido Tião, ocorrida na sexta-feira (31), vítima de infarto aos 58 anos, em São José do Rio Preto (SP). Tião é um dos exemplos de lideranças incansáveis na defesa dos direitos dos trabalhadores e da igualdade. Seu legado sempre será lembrado ainda mais em tempos sombrios que o Brasil vivencia, com ataques à classe trabalhadora. Receptivo, humilde e sempre presente na luta dos trabalhadores de todas as categorias, começou sua militância no começo da década de 1980, atuando no movimento estudantil e nos bancários de Araraquara. Nascido em Icém, município do interior de São Paulo, atualmente residia em Araraquara. Casado, pai de três filhos, esse líder do Partido dos Trabalhadores (PT) de Araraquara e Estado, e fundador do Sindicato dos Bancários de Araraquara-CUT-SP, deixará uma lacuna nas lutas cutistas, mas também irá nos inspirar a seguir em frente. Ele ocupou a presidência do Sindicato dos Bancários de Araraquara por duas vezes (1987-1990 e 1993-1996). No ano seguinte, ingressou na direção executiva da Federação dos Bancários da CUT do Estado de São Paulo (Fetec/CUT-SP) e, em 2001, se tornou presidente da entidade. Em janeiro de 2009, assumiu a presidência da CUT-SP para conduzir o processo de transição até a realização do 12º CECUT, quando foi eleito secretário Geral da CUT/SP para a gestão 2009/2012. No 13º CECUT, foi reeleito ao mesmo cargo. No 14º CECUT foi eleito à vice-presidência da CUT-SP para a gestão 2015-2019. Em 2015, recebeu ainda o 1º Prêmio Luiz Gushiken, no Dia Municipal do Bancário, na Câmara Municipal de Araraquara.”

Luiz Henrique de Souza, coordenador CUT - Regional Ribeirão Preto e da Direção do Sindicato dos Trabalhadores Enérgicos do Estado de São Paulo (Sinergia CUT)

---
Rede PT Ribeirão, com informações da Central Única dos Trabalhadores Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!