Funcionários do HC de Ribeirão Preto fazem greve

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

foto: G1

Funcionários do HC de Ribeirão Preto fazem greve

Servidores da saúde cruzam os braços para reivindicar reposição, aumento salarial e outras conquistas trabalhistas

Pelo menos 400 funcionários do Hospital das Clínicas (HC) fazem greve, desde 10 de junho, em frente ao prédio da instituição, segundo o diretor do SindSaúde (sindicato dos trabalhadores públicos da saúde), Ricardo de Oliveira, que é o coordenador do Setorial Sindical do Partido dos Trabalhadores. A paralisação não tem prazo para terminar e entre as reivindicações estão a falta de reajuste salarial – os servidores pedem 29% de reposição e 12% de aumento real – e outras conquistas trabalhistas.

 

Segundo Oliveira, uma reunião com a superintendência regional poderá ocorrer no dia 17, mas não existe confirmação. No caso regional, os grevistas querem a manutenção do Prêmio de Incentivo (PIN) que é recebido desde 2007, que, na maioria dos casos, representa metade dos vencimentos dos funcionários. A direção do HC quer tirar esse prêmio para os novos servidores e até existem comentários de que esse ganho seja retirado dos atuais servidores.

 

“Isso significaria uma perda imensa no salário”, afirma Oliveira, que também é servidor do HC. No contexto regional, também querem discutir a jornada de trabalho para o setor administrativo, fixando em 30 horas semanais – atualmente oscilam entre 35 e 40 horas.

 

Vários setores apoiaram a paralisação, como enfermagem, ambulatórios e centro de reabilitação. Segundo Oliveira, o centro cirúrgico deve diminuir cirurgias a partir de 16 de junho, mas isso ainda está sendo negociado.

 

O HC de Ribeirão Preto tem mais de 3 mil funcionários. Os principais itens da pauta da greve serão negociados em São Paulo, com a Secretaria da Saúde. Existe a expectativa de que uma reunião ocorra em 17 de junho, na Capital. Os grevistas também querem o retorno do IAMSPE, o fim das terceirizações e concurso para contratação de novos servidores. A greve segue acordando as negociações.

---
Rede PT Ribeirão Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!