PED 2017: 62,7 mil filiados se inscrevem para direção do PT

/ Por Agência Rede PT Ribeirão
PED 2017: 62,7 mil filiados se inscrevem para direção do PT

Em nível local, são 2 candidatos (Fernando Tremura e Mauro Freitas) a presidente e 3 chapas para o diretório. A coordenação do PED reforça importância de participação e debate no dia 9 de abril

O Processo de Eleições Diretas 2017 (PED) recebeu, de acordo com balanço preliminar divulgado pela Secretaria Nacional de Organização nesta sexta-feira (17), a inscrição de 62.748 filiados para a direção do PT em todo o Brasil. Os candidatos vão concorrer à direção do Partido para os próximos dois anos.

 

 

Segundo os dados, em nível municipal, são 3.332 candidatos a presidente e 3.819 chapas para os diretórios. Além disso, foram inscritos 216 candidatos a presidente zonal. Nos grandes municípios, além do Diretório Municipal, o PT conta com Diretórios Zonais. O intuito, com as zonais, é garantir maior aproximação com o filiado.

 

Ainda de acordo com a Secretaria de Organização, ao todo, foram 4.184 chapas inscritas, sendo 3.819 para as direções municipais e 244 para as direções zonais. Além disso, 121 chapas se inscreveram para a eleição de delegados aos Congressos Estaduais.

 

Estão aptos a eleger suas direções 3.291 municípios e 145 zonais.

 

Para o secretário Nacional de Organização, Florisvaldo Souza, este é um momento extraordinário, pois mobilizou a militância do PT.

 

 

“É um processo de grande mobilização da militância petista. Neste processo, dá a certeza que o PT está muito vivo, muito presente em cada município brasileiro e está com uma vitalidade enorme para enfrentar os desafios que estão sendo colocados na conjuntura”, comemora.

 

“São mais de 3 mil municípios que tiveram chapas formadas para disputar o PED municipal e também eleger a delegação estadual. Esses municípios têm um processo onde os filiados foram procurados, fizeram debates, participaram de reuniões, cumpriram as cotas e a paridade”, explica.

 

Florisvaldo lembra que mais de 62 mil pessoas se envolveram nesse processo. “É um número extraordinário que mostra a vitalidade do PT e a dedicação da militância petista”.

 

“Os números impressionam para um partido político no Brasil. Isso é uma coisa que só o PT tem nesse momento. Estamos trabalhando com um partido que está apontando para um processo de revitalização muito grande, com uma grande participação de filiados, envolvendo muitos municípios”, continua.

 

Para ele, os números são surpreendentes neste momento em que o PT e seus filiados são atacados. “Esses números surpreenderam principalmente porque o PT e suas lideranças, como o presidente Lula, sofrem um ataque muito grande da mídia e de setores conservadores. Diante dessa situação, ter uma mobilização como essa significa uma grande surpresa, números muito expressivos para o PT”.

 

“É desta forma, com o maior número de pessoas participando dos encontros no dia 9 e votando é que nós vamos dar uma nova formatação para este partido e que nós vamos estar nos preparando para o desafio das eleições de 2018 e também para os desafios do próximo período. Este momento também é importante porque estamos travando uma luta muito dura contra o golpismo no Brasil. Uma luta muito dura contra o desmonte da Previdência e da legislação trabalhista”, conclui Florisvaldo, conclamando a militância para estar presente nas ruas na luta contra o golpe e preparando o caminho para o futuro.

 

Ribeirão Preto

 

Em nível local, o Processo de Eleições Diretas 2017 (PED) recebeu, de acordo com balanço preliminar divulgado pela coordenação nesta sexta-feira (17), a inscrição de 110 filiados para a direção do PT em Ribeirão Preto. Os candidatos vão concorrer à direção do Partido para os próximos dois anos.

 

São 2 candidatos a presidente e 3 chapas para o diretório. Ainda de acordo com a coordenação, os companheiros Fernando Tremura e Mauro Freitas representam as chapas e correntes internas do PT. Estão aptos a eleger seus dirigentes 3459 filiados e filiadas.

 

De maneira geral, a paridade de gênero e as cotas de juventude e etnia foram obedecidas nas chapas inscritas, foram criadas as condições para garantir que, tanto os limites mínimo de membros do Diretório, quanto a paridade e cotas sejam respeitadas por ocasião da composição dos diretórios.

 

De acordo com a coordenação local, passado o período de inscrições, é chegada a hora de fazer as campanhas para as chapas, procurar os filiados, fazer o debate político, expor a importância de participação neste processo. O local da votação deverá ser na Câmara Municipal na avenida Jerônimo Gonçalves, 1200, onde será realizado o Encontro Municipal e o PED no dia 9 de abril.”

---
Rede PT Ribeirão Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!