Abertura oficial da Feira do Livro teve música, dança, poesia e homenagens

/ Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram

foto: Luiz Fernando Cervi / Divulgação

Abertura oficial da Feira do Livro teve música, dança, poesia e homenagens

Solenidade ocorreu no palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, no último sábado

O espetáculo “Uma Noite com Alma”, apresentado pelas crianças e jovens da Academia Livre de Música e Arte de Ribeirão Preto (ALMA), abriu oficialmente, no sábado à noite (11), a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto no palco do Theatro Pedro II. Dirigido por Carla Petroni, Meire Teixeira e Michel Masson, a produção traduz a experiência textual dos homenageados dessa edição.

 

O público também foi surpreendido por apresentações e recortes literários de diversos escritores, alternadas por performances artísticas de música, dança, uma contação de história com a atriz Míriam Fontana e intervenções poéticas.

 

Durante a cerimônia, o autor educação Mario Sergio Cortella manifestou sua satisfação pela homenagem recebida pela Fundação do Livro e Leitura e traduziu a leitura “como aquilo que se carrega como ar - um sopro de inspiração, um hálito de alento, espírito e espirro”, citando a tradição judaica e a Deusa da Fortuna adorada pelos romanos. “Hoje é 11 de junho, data que remete à Deusa da Fortuna. Ela era a divindade da ocasião, da sorte e circunstância e fico feliz que estamos iniciando a feira nesta data”, disse.

 

A poeta Rita Mourão também emocionou a plateia com seu testemunhal. “Hoje é a coroação dos sonhos de uma garota de 14 anos. Sempre acreditei que tinha alguma coisa melhor atrás dos horizontes e busquei isso através da poesia”, disse. “Prometo que serei fiel nas alegrias e nas tristezas, pois poesia me cura. Eu amo a poesia”, expressou.

 

Também se pronunciaram os diretores da fundação, Adriana Silva (presidente); Edgard de Castro e Nelson Jacintho (vice-presidentes); o patrono João Naves; a secretária da cultura e presidente da Fundação Pedro II, Dulce Neves – também representando a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera; o vereador André Luiz da Silva, representando a Câmara dos Vereadores e o deputado federal Antonio Duarte Nogueira.

 

A presidente da Fundação, Adriana Silva também fez uma menção especial a três personagens importantes da história da feira: o seu criador - Galeno Amorim, Joaquim Rezende e Isabel de Farias (ex-presidentes do evento).

 

A 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto segue até o próximo domingo (19) com estandes de vendas de livros na praça XV de Novembro, apresentações culturais na praça Carlos Gomes e mais dezenas de atividades relacionadas ao livro e à leitura distribuídas em espaços do Centro da cidade, como palco principal e auditórios do Theatro Pedro II, do Centro Cultural Palace, na Biblioteca Padre Euclides, entre outros.

---
Rede PT Ribeirão, com informações do Jornal A Cidade Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários