Projetos e programas

UPA 24H

UPA 24H

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) tem como objetivo diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAs, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares. Essas UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

Essas unidades inovam ao oferecer estrutura simplificada, com aparelhos de raio-x, eletrocardiografia, serviço de pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico, e analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.

As UPAs integram a Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país.