Projetos e programas

SAMU

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) visa chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. É um serviço pré-hospitalar, que conecta as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O Samu 192, criado pelo governo federal, é um serviço gratuito que funciona 24 horas por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O serviço faz os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas e conta com equipes com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

O Ministério da Saúde concentra os esforços para implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o Samu 192 é componente fundamental. Essa política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas.

O Samu 192 atende 75% da população brasileira, em cerca de 3 mil municípios brasileiros. Os recursos repassados pelo Ministério da Saúde para custeio do serviço tiveram aumento significativo nos últimos anos.