Projetos e programas

Jovem aprendiz

Jovem aprendiz

O programa Jovem Aprendiz vem aumentando, desde 2005, as chances de atuação no mercado de trabalho para jovens, por meio do preparo e do treinamento necessários para que possam conhecer mais sobre a profissão escolhida. A medida conta com o apoio e a parceria de grandes empresas para promover a capacitação de jovens que estejam efetivamente frequentando a escola e inscritos no programa do governo federal. O tempo de trabalho do jovem aprendiz é reduzido para que não o atrapalhe nos estudos, devendo ele ocupar, no máximo, 6 horas por dia. A remuneração dos jovens é diferenciada, proporcional ao tempo de trabalho, e com recebimento de benefícios, como vale transporte, alimentação, férias e 13º salário.

O Jovem Aprendiz proporciona a formação básica, com investimento de quatro meses no desenvolvimento dos jovens que irão trabalhar com o acompanhamento de profissionais preparados, em empresas e/ou instituições conveniadas ao programa. Depois do tempo de preparo, os jovens podem ter as suas Carteiras de Trabalho assinadas e receberão os benefícios a que tem direito.

Os jovens que pretendem se candidatar necessitam estar em situação de vulnerabilidade social, que é comprovada com o Cadastro Único do governo federal, com base na renda familiar, e ter entre 15 e 18 anos para se candidatarem às vagas das áreas administrativas e ter entre 17 anos e 9 meses e 21 anos e 11 meses para se candidatarem às vagas nas refinarias e em laboratórios de pesquisa, além de estarem frequentando as aulas do ensino regular.