Projetos e programas

FIES

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Criado em 1999, o programa foi ampliado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com taxa de juros diminuída de 6,5% para 3,4% ao ano em 2010, com carência de 18 meses (1 ano e meio) após a conclusão do curso para o início da cobrança. Em 2010, o Fies passou a funcionar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% ao ano, o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para três vezes o período de duração regular do curso mais 12 meses de carência.

         

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador do programa para os contratos formalizados a partir de 2010. O percentual de financiamento subiu para até 100% e as inscrições passaram a ser feitas em fluxo contínuo, permitindo ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

       


Notícias Relacionadas