Projetos e programas

Farmácia Popular

Farmácia Popular

Criada em 2004 pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Farmácia Popular do Brasil é uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e é desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais brasileiras. O programa tem unidades próprias (com prefeituras contratando funcionários para o atendimento), montadas com verbas federais, do Ministério da Saúde, ou fornecem os produtos em unidades privadas credenciadas (desde 2006, farmácia e drogarias particulares atuam na expansão denominada Aqui Tem Farmácia Popular), fornecendo aos cidadãos os medicamentos de uso comum a preços reduzidos (até 90% do valor de mercado, graças à isenção de impostos ou aplicação de subsídios pelo governo).

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) adquire os medicamentos em farmácias públicas ou privadas e os disponibiliza mediante ressarcimento. Inicialmente, 112 itens (medicamentos e preservativos masculinos) foram disponibilizados pelo Farmácia Popular, mas nos anos seguintes outros foram inseridos (para tratamentos de hipertensão, de diabete, osteoporose, rinite, asma, mal de Parkinson e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária para idosos).

O Aqui Tem Farmácia Popular atinge a parcela da população que não busca assistência no SUS, mas tem dificuldade para manter tratamento medicamentoso devido ao alto preço dos medicamentos.

A condição para a aquisição desses medicamentos disponíveis nas unidades é a apresentação de documento com foto, constando o número do CPF, além da receita médica ou odontológica (somente e rede própria aceita as receitas prescritas por dentistas). 

Unidades de Ribeirão Preto

Ampliando o acesso aos medicamentos

Serviço:

É um programa destinado a atender toda população, dirigido, sobretudo, às pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço dos remédios. O cliente da farmácia popular recebe atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

A única condição para aquisição dos medicamentos disponíveis nas Farmácias Populares é a apresentação de uma receita médica ou odontológica. Tal exigência busca evitar a automedicação, que pode causar intoxicação ou mascarar sintomas de doenças importantes.Todos os medicamentos são disponibilizados a preço de custo.

Medicamentos:

A lista é composta de 106 medicamentos classificados como essenciais, e também pelo preservativo masculino. Os remédios atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população.

Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos na Farmácia Popular. Também estão disponíveis produtos com indicações para os quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamação além de anticoncepcionais, antifúngicos e antivirais. O programa Farmácia Popular do Brasil, busca ampliar o acesso da população aos medicamentos.

Local:

1 - Unidade Rodoviária - Rua Floriano Peixoto, nº 811, Centro.

Fone: 3632-3324

2 - Unidade Bonfim Paulista - Praça Bonfim, 216
Fone: 3972-3012

Exigências do Programa Farmácia Popular do Brasil

Tipo de medicamento

Documentos Necessários

Subsídio

Medicamentos para o tratamento da Asma, hipertensão e Diabetes.

CPF e RG do paciente, receita com até; 120 dias após a prescrição.

Medicamentos gratuitos

Clonazepam ou Diazepam

RG do comprador, prescrição e notificação de receita (receita azul) com até; 30 dias da data de emissão.

Subsídio de até; 90% do valor do medicamento

Outros Psicotrópicos

RG do comprador, receita em duas vias com até; 30 dias da data de emissão.

Subsídio de até; 90% do valor do medicamento

Demais medicamentos de uso contínuo

Receita com até; 6 meses da data de emissão.

Subsídio de até; 90% do valor do medicamento

Antimicrobianos

RG do comprador, receita em duas vias com até; 10 dias da data de emissão.

Subsídio de até; 90% do valor do medicamento

 


Notícias Relacionadas