Projetos e programas

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras é um programa do governo federal, lançado em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

A iniciativa é o fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes – e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto previa a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, para que alunos de graduação e pós-graduação fizessem estágios no exterior para manterem contatos com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e à inovação. Além disso, outra meta era buscar atrair pesquisadores do exterior para se fixarem no Brasil ou estabelecerem parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, além de criar oportunidades para que pesquisadores de empresas recebessem treinamentos especializados no exterior.


Notícias Relacionadas