Projetos e programas

CEU das Artes

CEU das Artes

Os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) integram, num mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. O programa, vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), é desenvolvido por meio de parcerias entre a União e os municípios brasileiros, com as construções de 357 CEUs, com unidades já inauguradas no país.

As gestões dos CEUs são compartilhadas entre as prefeituras e as comunidades, que formam um grupo gestor que fica encarregado de criar um Plano de Gestão e também conceber o uso e a programação dos equipamentos. Para potencializar a participação social, o MinC realiza amplo mapeamento sociocultural dos Territórios de Vivência dos CEUs, como estratégias de mobilização social das comunidades locais. O material auxilia na ativação desses territórios e o MinC visita os municípios para fazer reuniões de validação dos mapeamentos com os gestores e a comunidade.

Os projetos arquitetônicos de referência dos CEUs foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial, que concebeu três modelos do equipamento (previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m²). Os centros contam com biblioteca, cineteatro (48, 60 ou 125 lugares), laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e pista de skate. Os CEUs maiores (3.000 e 7.000 mil m²) também contam com quadra de eventos coberta, playground e pista de caminhada.

Esse programa do governo federal prevê a instalação de equipamentos sociais de saúde, educação, cultura e segurança pública em todos os estados.


Notícias Relacionadas