Projetos e programas

Brasil Sorridente

Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente, maior programa público de saúde bucal do mundo e iniciado em 2004 pelo governo Lula, faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal, garantindo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira. O programa reúne uma série de ações para ampliar o acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

As principais linhas de ação do programa são: reorganização da atenção básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, e ampliação e a qualificação da atenção especializada, com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, além de Assistência Hospitalar.

Antes do programa Brasil Sorridente, o Brasil não tinha política pública de saúde para o setor e somente quem podia pagar por uma consulta tinha acesso a atendimentos odontológicos. Desde 2003 o Brasil passou a figurar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no seleto grupo de países considerados com baixa prevalência de cáries. O programa tem cerca de 23 mil equipes de saúde bucal espalhadas pelo país, em aproximadamente 90% dos municípios brasileiros.

O Brasil Sorridente contempla ainda o Brasil Sorridente Indígena e apresenta interface com outras ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.


Notícias Relacionadas