Projetos e programas

Aqui Tem Agricultura Familiar

Aqui Tem Agricultura Familiar

     O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) transformou a vida dos brasileiros residentes no campo e é, hoje, exemplo mundial de política pública. Mais de 5.300 munícipios já foram contemplados.

         

     Para usufruir do programa, o agricultor familiar precisa ter renda familiar bruta de até R$ 360 mil num ano para definir qual projeto pretende desenvolver em sua área. A ideia é ter como finalidade a geração de renda para agricultores familiares ou assentados da reforma agrária. Os recursos podem ser usados desde o custeio da safra até investimentos em máquinas, equipamentos e infraestrutura.

 

     Desde 2006, uma lei brasileira estabelece os critérios básicos da agricultura familiar, como o tamanho da propriedade que deve ser de até quatro módulos fiscais. Os trabalhadores rurais contam, ainda, com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que identifica os agricultores familiares. Atualmente, existem mais de 5 milhões de declarações individuais em todo o País.

 

     A agricultura familiar mantém cerca de 12 milhões de pessoas economicamente ativas no campo, produzindo, gerando renda, interiorizando o desenvolvimento e alimentando os brasileiros. Agricultoras e agricultores familiares, lideranças dos movimentos sociais, representantes o MDA e outros parceiros falam sobre a trajetória do Pronaf.

       


Notícias Relacionadas