Pedro Jesus Sampaio recebe diploma de Honra ao Mérito

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Fotos: Letícia Maciel

Pedro Jesus Sampaio recebe diploma de Honra ao Mérito

“A medalha comemorativa aos 125 anos da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, é outorgada às pessoas que tenham se destacado em atividades da comunidade e que mereçam tal consideração”, destacou o ex-vereador José Alfredo

Por iniciativa do então vereador José Alfredo Carvalho (PT), a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, na comemoração dos seus 125 anos, conforme Resolução 107/99, outorgou, por ocasião do Fórum do Movimentos Populares, realizado no dia 26 de outubro, sábado, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Fabricação do Álcool, Química e Farmacêuticas de Ribeirão Preto e Região, o Diploma de “Honra ao Mérito” e respectiva medalha comemorativa ao Sindicalista Pedro Jesus Sampaio, pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados ao município e ao povo ribeirão-pretano.

 

A solenidade contou com as presenças do vereador Dr. Jorge Parada (PT) e do ex-vereador Leopoldo Paulino da Unidade Popular, além de uma centena de lideranças dos movimentos, partidos, sindicatos e demais personalidades das áreas culturais, políticas e sociais.

 

Quem é Pedro Jesus Sampaio

Pedro Jesus Sampaio nasceu em 20 de novembro de 1957, em Monte Azul Paulista (SP). Filho de trabalhadores rurais, cursou o primário em escola pública até o quarto ano, quando parou para trabalhar em diversas atividades, tais como: trabalhador rural, na construção civil, em padaria, em açougue e em oficina mecânica.

 

Em 1974, mudou-se para Ribeirão Preto e começou a trabalhar na Olímpica Bala Chita, empresa em que permaneceu até 1976, quando mudou de setor e iniciou serviço na Apache Embalagens Plásticas. Em 1979, mudou de empresa e passou a trabalhar na Araucan Embalagens Plásticas, que mantém vínculos trabalhistas até hoje.

 

Em Ribeirão Preto, após o seu trabalho durante o dia, Pedrinho, como é conhecido, retomou os estudos no colégio Dom Luís Amaral Mousinho. Ele fez, também, contatos de discussão política, que, de forma incipiente, já conhecia de sua cidade natal. Na época, vários jovens estudantes universitários eram acusados de serem terroristas, enquanto alguns moradores, com maior consciência social, os defendiam, dizendo que esses jovens eram idealistas e lutavam por democracia e pelos demais interesses do povo.

 

Os estudos no Mousinho não foram concluídos, devido aos horários de trabalho. Mas Pedrinho terminou os estudos com os cursos supletivos de 1° e 2° graus. A consciência social se aguçou e ele começou a participar de diversas manifestações convocadas contra o fim da ditadura militar e pela volta da democracia. Participou ativamente da fundação do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), ajudando também na campanha inicial de filiação, depois continuando na militância partidária e ocupando cargos no DM. Enfim, exerceu a presidência do DM em duas gestões, entre 2007 e 2013.

 

No movimento sindical, a trajetória de Pedrinho ocorreu paralelamente ao crescimento do PT na cidade. Ligou-se à Associação da categoria química, quando esta ainda representava apenas os trabalhadores do setor do álcool. Posteriormente, a mesma associação transformou-se no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Ribeirão Preto e Pedrinho tornou-se seu diretor e elegeu-se presidente, cargo que ocupa atualmente.

 

Pedro Jesus Sampaio é casado com Áurea Regina Arruda, membro da executiva do Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Preto.

 

GALERIA

---
Rede PT
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!