PT repudia declarações racistas do presidente da Fundação Cultural Palmares

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Foto: Arquivo Rede PT

PT repudia declarações racistas do presidente da Fundação Cultural Palmares

“Negro de esquerda é escravo”, diz novo presidente da Fundação Palmares

O Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Preto, emitiu Moção de Repúdio nesta sexta-feira, 29, repudiando as declarações racistas do presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo.

 

Para baixar a Moção clique no botão baixo:

 

 

Leia a Moção na íntegra abaixo:

O Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Preto vem a público manifestar repúdio veemente às declarações racistas do atual titular da Fundação Cultural Palmares, o jornalista Sérgio Nascimento de Camargo, que se opõe às funções do órgão para o qual foi nomeado nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo governo Jair Bolsonaro.

A Fundação Cultural Palmares foi criada há 31 anos, tendo como função a promoção da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da titularidade de terras quilombolas. No entanto, essa estrutura de poder, conquistada pelo movimento negro brasileiro, infelizmente chegou às mãos fascistas de um militante de direita, que defende a extinção do Dia da Consciência Negra, o fim do movimento negro brasileiro, negando a existência do racismo e chegando ao ponto de afirmar que a “escravidão foi benéfica para o povo negro”. Tais declarações tratam-se de um desserviço sem precedentes para cerca de 53% da população brasileira, negra, grande parte periférica e historicamente excluída e subalternizada.

O órgão que deveria cuidar e promover a cultura afrodescendente agora tem à frente um dirigente que discrimina manifestações culturais negras, gera desavenças com atores e atrizes negras, além de proferir agressões verbais à memória do herói negro mais conhecido, o guerreiro Zumbi dos Palmares. As afirmações do Sr. Sérgio Nascimento de Camargo são uma afronta à sociedade brasileira e nos obriga a reflexão do desmonte do Estado brasileiro, de suas instituições e do rompimento de um pacto social entre sociedade e Estado, que se aprofunda a cada ação do atual governo federal.

O PT convoca a militância para lutar sem tréguas junto ao Movimento Negro em defesa de suas causas históricas e de suas conquistas, como a política de cotas. Vai passar! Até a vitória!

 

Ninguém solta a mão de ninguém!

Jorge Roque – Presidente PT Ribeirão Preto

---
Rede PT
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!