PT faz balanço da eleição e anuncia ações

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Foto: Arquivo RedePT

PT faz balanço da eleição e anuncia ações

O processo eleitoral foi marcado, desde o início, pela violência e pelo ódio político, a começar pela cassação da candidatura do ex-presidente Lula. A cúpula do Judiciário ignorou uma determinação da ONU sobre o direito de Lula ser candidato. E foi incapaz de conter a indústria de mentiras nas redes sociais financiadas pelo caixa 2 de Jair Bolsonaro. Pela primeira vez desde a redemocratização tivemos uma eleição sem debates no segundo turno

A militância petista, filiados e simpatizantes da candidatura de Fernando Haddad e Manuela D’Ávila, reuniram-se no Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Preto, na última segunda-feira (5), para fazer um balanço das eleições e discutir ações para o próximo período. Na avaliação dos dirigentes e demais convidados, algumas propostas deverão ser discutidas numa próxima plenária com a participação de dirigentes das instâncias estadual e nacional. A reeleição da deputada estadual Márcia Lia foi motivo de comemoração, pois, a macrorregião de Ribeirão Preto não terá na próxima legislatura a presença da deputada estadual Beth Sahão. O dirigente do PT da Macro Ribeirão, ex-vereador José Alfredo Carvalho apresentou relatório analítico sobre a performance dos candidatos do PT no município, ressaltando a pequena diferença de pouco mais de 2% entre Fernando Haddad e Dilma Rousseff, respectivamente nas eleições de 2018 e 2014. “A candidatura que representava a democracia e a garantia dos direitos com os companheiros Fernando Haddad e Manuela D´ávila obteve 82.528, ou seja, 27,73% dos votos válidos, muito próximo do resultado da eleição de Dilma Rousseff em 2014”, afirmou o dirigente.

 

O presidente Fernando Tremura agradeceu a todos os militantes do PT, do PCdoB, do PSB, do PROS, do PSOL, do PCO e de outros partidos que votaram em Haddad em defesa da democracia e dos direitos do povo. Neste segundo turno, formou-se uma verdadeira frente democrática, em defesa do estado de direito e da civilização, ameaçados pela candidatura fascista de Jair Bolsonaro; uma frente que contribuiu para manter acesa a luta pelo progresso e pela justiça social. “O PT recebeu a votação de mais de 47 milhões de eleitores. Elegemos a maior bancada na Câmara dos Deputados e uma das maiores representações nas Assembleias Legislativas, quatro governadores do PT e muitos de partidos aliados”, concluiu Tremura.

 

As discussões e avaliações tiveram a participação dos companheiros e companheiras Raphael Trena (PCO), Rubens Chioratto, Sílvia Seixas, Kríssia Miranda, Jorge Roque, José Alfredo, Márcio Coelho, Sílvia Diogo, Edmundo Raspanti, Gabi Garcia (Mídia Ninja), Sidnei Rosa, Pedro de Jesus Sampaio e Aureni Faustino.

 

Para o presidente do PT de Ribeirão Preto, Fernando Tremura, o resultado da reunião foi muito positivo, pois, mostrou o compromisso e a responsabilidade do Partido e, principalmente, o Diretório encaminhou várias propostas e ações para o próximo período. “Está provado que a eleição de um aventureiro fascista foi fruto de uma campanha de ódio e de mentiras, que nos últimos anos manipulou o desespero e a insegurança da população. Vamos resistir numa grande frente pela democracia e pelos direitos do povo”, garantiu.

 

Conheça as propostas discutidas no Diretório:

FRENTE BRASIL POPULAR

O Congresso do Povo realizado em 26 de agosto desse ano, foi o maior exemplo de integração do Diretório de Ribeirão Preto com os movimentos sociais. Com isso a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, terão apoio integral na organização das plenárias de articulação da resistência. Vamos resistir à reforma da Previdência que Michel Temer e Jair Bolsonaro querem fazer, contra os aposentados e os trabalhadores. Resistir à entrega do patrimônio nacional, das empresas estratégicas, das riquezas naturais do Brasil aos interesses estrangeiros. Vamos resistir à submissão do país aos Estados Unidos. Nossa bandeira é a do Brasil. Nunca beijaremos a bandeira dos Estados Unidos como fez Bolsonaro. Vamos resistir à extinção do Ministério do Meio Ambiente e a todos os retrocessos que atingem a agricultura familiar, os direitos de negros e mulheres, a valorização da Cultura e dos direitos humanos. 

 

COMITÊ LULA LIVRE

Vamos reforçar a campanha Lula Livre em Ribeirão Preto, no Brasil e no exterior, não só para fazer justiça a quem foi condenado e preso arbitrariamente, mas porque esta campanha simboliza a defesa da liberdade, da democracia e dos direitos humanos. O Diretório realizará ações e atividades pela liberdade de Lula reativando o Comitê Lula Livre Ribeirão.

 

FRENTE DEMOCRÁTICA

Em sintonia com a implementação da Frente Democrática em nível nacional, vamos proporcionar todo esforço no direcionamento da viabilidade da Frente em Ribeirão Preto. Com o lema “Você não está só”, vamos reunir advogados voluntários para reagir aos casos de violação dos direitos humanos e direitos civis, de violação às liberdades de organização, de imprensa e de expressão. Vamos defender os movimentos sociais, como o MST e o MTST, e as pessoas que pensam ou são diferentes de Bolsonaro: os negros, os indígenas, o povo LGBTI. Contra a violência que já se mostrou por agressões e até assassinatos de quem se opôs à candidatura Bolsonaro. 

 

SECRETARIAS/SETORIAIS

É função do Diretório Municipal, apoiar e viabilizar o funcionamento das Secretarias e Setoriais temáticos e identitários no sentido de organizar e realizar ações e atividades em defesa dos direitos humanos, direitos civis e liberdade de expressão, aplicando os princípios estatutários do Partido dos Trabalhadores, fortalecendo a base da militância no período da resistência. Aos filiados cabe o enquadramento no setorial que desejar atuar. Há, em funcionamento as seguintes áreas: Combate ao Racismo; Cultura; Juventude; LGBTI; Meio-Ambiente; Mulheres; Sindical e Direitos Humanos. Em caráter de urgência, vamos apoiar e incentivar a criação do Setorial de Juristas do PT de Ribeirão Preto, órgão essencial para organizar a resistência e defender os direitos.

 

CENTRO CULTURAL NEWTON MENDES GARCIA

Programar a inauguração do Centro Cultural Newton Mendes Garcia, se possível, ainda, em 2018. O objetivo do Centro é oferecer um espaço de vivência e atividades culturais, educacionais e de assistência social. O conceito do CeCult será o desenvolvimento de diversos projetos sociais, e atender áreas dentro da Arte; Cultura; Encontros de Artistas; Exposições; Apresentações Musicais; Debates; Recitais; Teatro; Palestras; Conferências; Congressos; Mostras; Fotografia; Cinema; Leitura; Oficinas de Artesanato e apresentações de outras tantas atividades.

 

DIALOGA RIBEIRÃO

A plataforma Dialoga Ribeirão proporcionará a discussão em grupos temáticos de vários problemas que afetam o processo democrático na sociedade. Através de grupos temáticos, as discussões objetivam aprofundar o diagnóstico da cidade, separado por cada região, identificando os avanços e as limitações das políticas públicas municipais, avaliando como potencializar as políticas estaduais e federais no município e apresentar propostas e prioridades para cada tema, dentro da política participativa e colaborativa. Os temas, em sua maioria, expõem as seguintes diretrizes: GT Educação; GT Saúde; GT Gestão Inovadora e Participativa; GT Cultura; GT Promoção da Igualdade Racial; GT Juventude, Trabalho e Empreendedorismo; GT Mulheres; GT Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública; GT Meio-Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos; GT Desenvolvimento Urbano, Rural e Habitação; GT Mobilidade, Logística e Infraestrutura; GT Ciência, Tecnologia e Inovação e GT Esportes e Lazer. Será indispensável o esforço de diálogo com os partidos do campo democrático-popular. Será importante, também, incentivar o surgimento de candidaturas majoritárias e proporcionais advindas da juventude, das mulheres e dos diversos movimentos sociais.

 

NÚCLEO DAVID AIDAR DE ESTUDOS E FORMAÇÃO POLÍTICA

O Núcleo de Estudos e Formação do PT de Ribeirão Preto - David Aidar foi criado com base no III CONGRESSO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES e tem como finalidade, em parceria com a ENFPT – Escola Nacional de Formação do Partido dos Trabalhadores, implantar, de forma permanente, uma política municipal de formação do PT, em acordo com o Estatuto do Partido. Terá como principal função a formação dos militantes do PT, que incluem: novos filiados e militantes de base; dirigentes e integrantes das instâncias partidárias e setoriais; parlamentares, gestores públicos, militantes que atuam em governos dos quais o PT participa e petistas que atuam nos movimentos sociais. Para cumprir tal missão, o Núcleo desenvolverá atividades formativas presenciais e virtuais, orientadas pelas suas Diretrizes Curriculares e Metodológicas. O princípio dos processos de formação deverá ser o socialismo democrático e os programas que o PT construiu para o País. O socialismo petista não tem uma matriz política ou filosófica única, abrigando ampla pluralidade ideológica no campo da esquerda. Associa a luta contra a exploração econômica ao combate a todas as manifestações de opressão que permeiam as sociedades capitalistas e que – segundo mostrou a experiência histórica – persistiram, e até mesmo se aprofundaram – nas sociedades ditas socialistas. Com a coordenação do companheiro Jorge Roque, o primeiro curso de Educação Política será ministrado pelo companheiro Edmundo Raspanti.

 

SARAU DA RESISTÊNCIA

A Secretaria de Cultura e o Centro Newton Mendes Garcia, organizará o próximo Sarau da Resistência em Defesa da Democracia de pela Liberdade de Lula no mês de dezembro. A atividade será precedida pela Plenária da Militância em prol da Frente Democrática de Ribeirão Preto.

---
Rede PT
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!