39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Foto: Arquivo Rede PT

39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança

Ato trouxe a militância e nomes históricos do Partido dos Trabalhadores em um grito de liberdade por Lula Livre

A sede do Diretório Municipal do Partidos dos Trabalhadores, no centro da cidade de Ribeirão Preto foi palco de um importante ato neste sábado (9), o aniversário de 39 anos do PT, que teve como mote a liberdade de Lula e a resistência.

 

A celebração do maior partido de esquerda da América Latina trouxe importantes quadros do partido e a perseverante militância para mostrar, mais uma vez, que o PT sempre andou ao lado do povo.

 

Assista ao vídeo especial dos 39 anos do PT

“O que somos nós senão bandeiras?”, poema de Pedro Tierra

 

 

PT: 39 anos de vínculos profundos com o povo e com a construção da democracia no Brasil

O maior partido de esquerda da América Latina promoveu mudanças na sociedade brasileira ao dar voz àqueles que sempre foram excluídos

 

Benedito Salgado/AE

Brasil, São Paulo, SP, 10/02/1080. Primeira reunião nacional do Partido dos Trabalhadores (PT)

 

Os anais da história do Brasil registram, neste dia 10 de fevereiro, 39 anos de coragem, esperança, luta e resistência do Partido dos Trabalhadores. São 39 anos de um partido que nasceu como alternativa para enfrentar a onda de retrocessos, de ações antinacionais, agendas recessivas e ultraliberais de governantes não compromissados com as causas sociais e humanitárias. Ao longo dos anos, o PT acumula vitórias e deixa legados importantes para a história, como o modelo de gestão administrativa transparente, inclusiva, com participação popular e justiça social.

 

Em quase quatro décadas, o PT se qualificou como principal partido de esquerda do País. Fez avançar a democracia e, nos 13 anos em que esteve na Presidência da República, promoveu mudanças na sociedade brasileira ao dar voz àqueles que sempre foram excluídos, além de assegurar cidadania a milhões de brasileiros.

 

O PT se aproxima dos 40 anos de existência, num momento crucial para a democracia brasileira que enfrenta retrocessos e total desrespeito aos preceitos constitucionais que regem o Estado Democrático de Direito. A movimentação no tabuleiro do xadrez político montado pelas instituições leva a crer que aqueles que solaparam a democracia, a partir de um golpe parlamentar, querem roubar também a esperança que alimenta homens e mulheres de um Brasil mais humano, solidário, justo – de um Brasil recente, governado por Lula e Dilma Rousseff.

 

PT revolucionou a política

As transformações feitas no País pelo PT, o fez ser conhecido internacionalmente como o partido que revolucionou a política brasileira. Essa revolução incomodou a elite. O PT amargou perseguições de setores conservadores e ultrarreacionários da sociedade brasileira que, junto com parte da mídia, atuaram contra o partido e, recentemente, se regozijaram com a prisão injusta e arbitrária do seu maior expoente, o melhor presidente que o Brasil já teve, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

O sonho de milhões de brasileiros por um novo Brasil, o Brasil de Lula, foi roubado por um Poder Judiciário que criminalizou o ex-presidente sem crime e sem provas. A elite encontrou o caminho arbitrário e ilegal para retirar Lula das eleições de 2018.

 

Mas o PT permanece com um lugar cativo nos corações e mentes de milhões de brasileiros. São laços profundos que ligam o partido com a sociedade brasileira que nem mesmos os mais perversos regimes de exceção conseguiram destruir.

 

As palavras silêncio ou covardia não fazem parte do dicionário petista. O PT chega neste seu aniversário preparado para enfrentar esse período nefasto no cenário político, econômico e social do País. É espelhado no povo brasileiro que o PT se prepara não apenas para combater a injustiça, mas também para restabelecer os direitos sociais e trabalhistas destruídos, e para retomar o crescimento com ofertas de empregos e salários dignos, além de restituir ao povo brasileiro sonho e esperança de um Brasil melhor.

 

De 1980 a 2019, a história prova: a voz do povo é a voz do PT

É de Milton Nascimento a frase que aponta com exatidão o lugar do artista no mundo: ele vai onde o povo está. Embora com missões distintas, um partido político formado a partir de lutas populares também padece e sobrevive de jornada semelhante. Não por acaso, este foi o caminho trilhado pelo Partido dos Trabalhadores desde o dia 10 de fevereiro de 1980. Passados 39 anos, a maior legenda de esquerda da América Latina segue mais forte do que nunca, mas algo do início permanece – O PT sempre estará ao lado do povo, onde o povo estiver.

 

Por isso seria estranho pensar num ato de celebração pelo aniversário do PT diferente do realizado neste sábado (9), em Ribeirão Preto. Com a presença daqueles que ajudaram na sua formação, o partido celebra – e resiste – agora também com o apoio renovado de novos militantes surgidos durante o combate contra o golpe e seus desdobramentos. Todos eles parecem estar prontos e preparados para as batalhas que virão – já que a possibilidade real de retrocessos se insinua mais do que nunca no país.

 

Assista do Diretório do PT de Ribeirão Preto

 

GALERIA DE FOTOS

39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança
39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança
39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança
39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança
39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança
39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança
39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança
39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança
39 anos do PT em Ribeirão Preto teve música e esperança
---
Rede PT
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários (1)

Adi Mellin Ferreira

Foi um grande prazer participar da festa dos 39 anos do PT -diretório municipal de Ribeirão Preto. Saímos de lá renovados em nossa luta pela liberdade do nosso maior líder. Lula Livre!!!