Paulo Teixeira apresenta projeto que regulamenta uso e cultivo da cannabis

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Foto: Gustavo Bezerra

Paulo Teixeira apresenta projeto que regulamenta uso e cultivo da cannabis

Depois de anos de debates com diferentes setores da sociedade, o deputado federal Paulo Lula Teixeira (PT-SP) apresentou, no último dia 10 de julho (terça-feira), projeto de lei que disciplina o controle, a fiscalização e a regulamentação do uso da cannabis no Brasil.

O texto foi construído seguindo a tendência internacional, inspirado em experiências bem-sucedidas em países como Uruguai, EUA, Espanha e Portugal.

 

O projeto de lei 10.549/18 regulamenta o uso da cannabis para uso medicinal e também para uso pessoal. Além disso, dispõe sobre o auto cultivo, o cultivo por meio de cooperativas e a produção para fins medicinais. O texto também propõe a distinção objetiva entre usuários e traficantes pela quantidade para o uso pessoal até 10 dias, conforme experiência de sucesso em Portugal, e descriminaliza o usuário.

 

Pesquisas médicas da atualidade confirmam os benefícios do uso da cannabis para o tratamento ou o alívio de dores, náuseas e outros sintomas associados a uma variedade de condições médicas debilitantes, incluindo câncer, esclerose múltipla e HIV/AIDS, como reconhecido pela Academia de Ciências do Instituto de Medicina dos Estados Unidos em março de 1999.

 

“O Brasil tem boas experiências de regulação e o grande dano para a sociedade brasileira é o controle da cannabis estar na mão do crime. Estou propondo uma regulação restrita, permitindo o uso medicinal e o uso pessoal. O texto está inspirado nas melhores experiências internacionais”, explica o deputado.

 

O projeto ainda prevê que é “vedada, em todo o território nacional, a publicidade, propaganda, promoção, apoio, divulgação ou patrocínio da cannabis de efeito psicoativo e de seus derivados, por sinais distintivos ou outra forma que caracterize marca, em qualquer meio de comunicação, limitando-se sua identificação à apresentação das concentrações existentes de canabinóides, terpenóides, flavonóides e de outros elementos ou substâncias”.

 

Assessoria de Imprensa PT na Câmara

---
Rede PT, com informações do PT na Câmara
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!