Parada propõe Projeto de Lei para gratuidade no transporte coletivo

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Arquivo: Assessoria Câmara Municipal

Parada propõe Projeto de Lei para gratuidade no transporte coletivo

O vereador Dr. Jorge Parada protocolou na Câmara Municipal de Ribeirão Preto o Projeto de Lei que institui a gratuidade na tarifa do transporte público no município

O objetivo do projeto é democratizar o acesso ao transporte público, oferecendo a isenção no pagamento das passagens do ônibus urbano, e oferecendo maior qualidade para os usuários do transporte coletivo.

 

O Projeto de Lei do Tarifa zero propõe oito formas de fontes de financiamento para custear esse benefício, são elas; Multas de Trânsito; Tarifas pagas à Transerp pelo gerenciamento do sistema; Transferência dos valores do vale-transporte ao município pelas empresas; Venda de créditos de carbono pelo município de Ribeirão Preto; Todos os recursos obtidos com a publicidade no sistema de transporte coletivo dentro e fora dos ônibus, nos pontos e abrigos, terminais e vias públicas; Dotação Orçamentária própria; Diminuição do custo do transporte coletivo com o fim do sistema de cobrança de passagens; Utilização do gás obtido do lixo, aterro sanitário e do tratamento de esgoto como combustível dos ônibus do transporte público, com consequente diminuição do custo do transporte coletivo.

 

Além disso a PL cria o Conselho Municipal de Transportes com poderes deliberativos e composto por 11 membros eleitos entre os cidadãos residentes em Ribeirão Preto há mais de 3 anos e maiores de 18 anos na mesma eleição dos vereadores.

 

“Já existem no mundo 86 cidades, em 24 países, que aboliram a cobrança pelo transporte coletivo. No Brasil já são várias experiências bem-sucedidas, como é o caso das cidades paulistas de Agudos, Jardinópolis e Paulínia, que implantaram modelos próprios de transporte gratuito e operam com sucesso esse novo sistema. Essa experiência também foi bem-sucedida em outros países, como Estônia, Estados Unidos e França, que aboliram as tarifas de todo o transporte público e, segundo as regras adotadas, os cidadãos podem viajar quantas vezes quiserem sem desembolsar nada”, Justifica o Vereador.

---
Rede PT, com informações do gabinete do vereador Jorge Parada
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!