PT de Ribeirão Preto inaugura Comitê em defesa de Lula e da Democracia

/ Por Agência Rede PT Ribeirão
PT de Ribeirão Preto inaugura Comitê em defesa de Lula e da Democracia

Em Ribeirão Preto a inauguração se deu na sede municipal do PT e contou com a presença de cerca de 50 militantes do PT, PCO, PCdoB, de movimentos sociais e sindicatos

Neste dia 13 de janeiro, data nacional de inaugurações dos Comitês em defesa de Lula e da Democracia, centenas de municípios reuniram militantes partidários, lideranças progressistas e de movimentos sociais para expressarem sua solidariedade ao Presidente Lula e para defenderem o direito de Lula em concorrer na eleição presidencial deste ano.

 

O evento contou com a presença dos músicos Márcio Coelho e Ana Favaretto, que fizeram do ato político também um ato cultural e festivo.

 

As falas deixaram claro a importância da luta em defesa da democracia e de Lula diante do quadro de perseguição política contra o ex-Presidente feita por setores do judiciário apoiados na mídia hegemônica.

 

"Defender Lula diante de um processo de condenação sem provas, cujo objetivo é retirá-lo à força do processo eleitoral, é também defender a democracia e os direitos contra um golpe que avança desde 2016 e que ameaça o Estado de Direito e a própria soberania do país" afirmou Ricardo Jimenez, vice-Presidente do PT de Ribeirão Preto.

 

"Lula é o símbolo maior da luta antigolpista que se dá em defesa dos direitos do trabalhador, que estão sendo cassados pelo golpe, e contra o avanço neoliberal que ameaça a soberania e a democracia", afirmou Raphael Trena do PCO.

 

Ao som de Márcio Coelho e Ana Favaretto, os presentes puderam relembrar o histórico jingle de Lula e fortalecer a resistência necessária para as batalhas deste ano.

 

"Nós precisamos compreender que o golpe não persegue apenas o PT e Lula, mas também ameaça todo o campo progressista e de esquerda. Nós precisamos ir às ruas e levar nossa mensagem de resistência e luta para a população", afirmou Gabrielle Van Pelt do PCdoB e da UJS.

 

O Secretário Sindical do PT de Ribeirão Preto, Edson Arantes, informou que haverá caravana no dia 24 para São Paulo, onde um ato na Paulista contará com a presença de Lula. "E nós também temos que efetuar ações de rua e nas mídias sociais de hoje até o dia 24", informou Edson.

 

O Diretor estadual da Apeoesp, Fábio Sardinha, lembrou que a Apeoesp fará mobilizações em defesa de Lula e dos direitos dias 18 e 19 em São Paulo. "Todo o movimento progressista precisa compreender que a luta por Lula hoje é a luta em defesa da democracia e em defesa dos direitos do povo contra o golpe. Vamos lutar para ampliar essa frente antigolpista", disse Sardinha.

 

Dia 24 de janeiro é a data onde o TRF4, em Porto Alegre, julgará o recurso em segunda instância da condenação feita em primeira instância pela vara de Curitiba. 

 

Segundo documento público assinado por mais de 600 juristas e segundo os advogados de defesa de Lula, a condenação de Lula pela primeira instância de Curitiba, comandada por Moro, se deu sem provas e em um processo que remete a uma perseguição política.

 

O tríplex do Guarujá consta como patrimônio da OAS e jamais pertenceu a Lula sendo, portanto, absurda a condenação de Moro.

 

O manifesto nacional 'Eleição sem Lula é fraude' já conta com mais de 150 mil assinaturas.

---
Rede PT. com informações do blog O Calçadão
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!