Centro Cultural Newton Mendes Garcia e MST Inauguram Feira de Produtos Agroecológicos

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Arte: Ana Favaretto

Centro Cultural Newton Mendes Garcia e MST Inauguram Feira de Produtos Agroecológicos

A feira terá caráter permanente e funcionará às sextas-feiras, das 16h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h, na Av. Santa Luzia, nº 120, ao lado da Pizzaria Via Luce

A comissão especial que analisa de nova regulamentação para o registro e uso de agrotóxicos, depois de quatro tentativas, conseguiu aprovar o relatório a favor das mudanças. Além do eufemismo de trocar o nome de “agrotóxico” para “pesticida”, o Brasil está prestes a liberar o uso de substância proibidas em outros país.

 

Esse projeto transfere toda a responsabilidade de avaliação de novos venenos agrícolas ao Ministério da Agricultura. Vários parlamentares do setor progressista já chamaram nossa atenção para o fato de que a lei de 1989, que atualmente controla o uso de veneno na agricultura, era uma boa lei, pois, dentre outras coisas, dividia a responsabilidade da autorização para o uso de agrotóxicos entre os ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e da Agricultura.

 

Não satisfeitos, parlamentares ligados à bancada ruralista estão propondo que seja proibida a venda de produtos orgânicos diretamente dos consumidores aos supermercados.

 

A bióloga marinha Rachel Carson, em 1962, compartilhou com a humanidade a sua tese chamada “Primavera Silenciosa” a qual é considerada um marco na defesa ambiental. Carson foi incisiva quando formulou a seguinte questão: “O que vale mais? O lucro que se obtém com plantações sem pragas e cheias de substâncias tóxicas, ou a saúde das pessoas que serão impregnadas por elas”?

 

Segundo a bióloga estadunidense, em entrevista concedida ao G1, "o ser humano é a única, entre todas as formas de vida, que consegue criar substâncias causadoras de câncer – as quais, na terminologia médica, são chamadas de carcinógenas. Os dois maiores grupos de inseticidas, os hidrocarbonetos clorados e os fosfatos orgânicos, afetam diretamente o sistema nervoso. Há evidências, e não há razão para que não sirvam como um alerta de que não é mais sensato assumir o risco calculado de saturar o nosso meio ambiente com pesticidas".

 

Diante de tamanha movimentação para garantir o lucro excessivo e danoso do agronegócio brasileiro, o Centro Cultural Newton Mendes Garcia, em parceria com o MST, inaugura, na próxima sexta-feira, a Feira de Produtos Orgânicos – Sem Veneno.

 

Desse modo, convidamos os adeptos da alimentação saudável a participar da inauguração, que acontecerá na sexta-feira, dia 13 de julho, a partir das 16h. Quem não for vegano nem vegetariano poderá provar também uma ótima carne de porco, acompanhada da aguardente A Socialista, também produzida pelo MST.

---
Márcio Coelho, secretário da Cultura do PT de Ribeirão Preto
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!