Professor Antonio Ribeiro Franco participa do Projeto 25 anos do Governo da Solidariedade

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Foto: Agência Rede PT

Professor Antonio Ribeiro Franco participa do Projeto 25 anos do Governo da Solidariedade

Uns dos fundadores do PT local, o médico trabalhou na implantação do Programa de Saúde da Família em Ribeirão Preto e do SUS

O médico e professor Antonio Ribeiro Franco, que atuou na Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (USP), gravou um depoimento para a Rede PT em 17 de fevereiro, na sua residência. Franco foi um dos fundadores do Diretório Municipal do PT de Ribeirão Preto e é filiado e um militante petista convicto.

 

O evento é promovido pela Rede PT Ribeirão, resgatando o legado da administração de Antônio Palocci Filho, no projeto “25 Anos – Governo da Solidariedade”. Encontros similares, de pessoas que participaram do governo de Palocci, foram (como o de Gilberto Maggioni, Sérgio Roxo e Mauro Freitas) e ainda serão realizados.

 

Franco está afastado da saúde desde 2004, mas teve participação importante na implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) em Ribeirão Preto, iniciando na unidade da Rua Cuiabá. Ele coordenou, pela Faculdade de Medicina da USP, da qual era professor, esse trabalho de instalação do PSF. “O Programa de Saúde da Família daqui já começou municipalizado”, lembra Franco, que coordenou a criação de seis núcleos do PSF, incluindo um de saúde mental.

 

Durante o depoimento, professor Franco abordou como foi seus primeiros contatos com o jovem estudante Antônio Palocci Filho.

 

O professor e médico recorda de um movimento sanitarista de intelectuais brasileiros, de medicina preventiva e social, que culminaria com a elaboração de políticas de saúde pública e, consequentemente, a criação do Sistema Única de Saúde (SUS), que, apesar de criticado, não existe similar no mundo. E destaca que muitos professores de Ribeirão Preto passaram a ser assessores e secretários de outros municípios, de Estados e até do Ministério da Saúde, com as experiências adquiridas.

 

Perfil

 

Antonio Ribeiro Franco possui graduação em medicina pela Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro Uberaba (1968), residência médica pela USP (1971), especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Medicina Preventiva pela USP (1974), pós-doutorado em Saúde Ocupacional pela University of London (1983). Como profissional atuou nas áreas de medicina preventiva, pública, coletiva, sanitarista e ocupacional.

 

Assista aos vídeos na íntegra:

Parte 1

Parte 2

---
Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!