Núcleo David Aidar e FPA farão entrega de certificados para turma de Ribeirão Preto

/ Por Agência Rede PT Ribeirão
Núcleo David Aidar e FPA farão entrega de certificados para turma de Ribeirão Preto

No dia 24 de agosto, alunas e alunos aprovados na 1ª turma receberão seus certificados de conclusão

Na manhã do próximo sábado, dia 24 de agosto, às 9:30 horas, na sede do Diretório Municipal do PT de Ribeirão Preto, alunos aprovados da Primeira Turma do Curso de Gestão e resistência de organizações populares da Fundação Perseu Abramo (FPA) receberão seus certificados de conclusão.

 

RELAÇÃO DOS ALUNOS

  • Adenir Candida Malaquias
  • Adi Mellin Ferreira
  • Adriano Vieira
  • Ayala de Souza Araújo
  • Claudia Maria Ferreira Perencin
  • Denilza da Silva Frade
  • Elsa Paula Mesquita Rossi
  • Fábio de Siqueira Grieco
  • João Luiz de Carvalho Júnior
  • José Alfredo Carvalho
  • Lindemberg Pereira Rocha
  • Lucimara Rita Ferreira da Silva
  • Ludmila Pimentel Silva
  • Luiz Domingues Filho
  • Márcio Coelho
  • Sebastião Macedo Pereira
  • Sebastião Valter de Oliveira Júnior
  • Sérgio Eduardo Rudge Bortoli
  • Sônia Regina Quináglia

  

AULA INAUGURAL

A aula inaugural contou com a deputada estadual Márcia Lia que falou sobre os principais programas dos governos Lula e Dilma e da gestão do PT na prefeitura de Araraquara. Já o cientista social Jorge Roque fez uma análise da conjuntura atual que foi muito propositiva. A apresentação da plataforma do curso ficou a cargo do coordenador Antonio Cordeiro da Fundação Perseu Abramo. Assista ao vídeo da aula inaugural:

 

O CURSO

Dividimos em duas possibilidades os cursos: de um lado uma proposta que foca mais em participantes que estão envolvidos DIRETAMENTE na GESTÃO e, de outro lado para movimentos sociais e sindicais que estão trabalhando na resistência ao golpe e trabalham a GESTÃO INDIRETAMENTE – seja na relação e negociação com o setor público, seja na sua agenda e pauta de reivindicações, seja na própria organização da gestão cotidiana do movimento.

 

Portanto, para as prefeituras que o PT tem e para os mandatos parlamentares, convidamos os envolvidos na gestão, os parceiros e movimentos para o curso “Governar e se organizar a partir do Golpe”. Para os movimentos e organizações que estão na resistência ao golpe e enfrentando governos opressores e antidemocráticos, recomendamos o “Gestão e resistência de organizações populares”. Ambos têm eixo central de formação nos temas progressistas, mas um programa que foca mais na questão da gestão e outro na resistência necessária ao golpe. A tutoria do curso ficou sob a responsabilidade do ex-vereador José Alfredo Carvalho

 

O PROJETO

Difusão do Conhecimento é um projeto de formação criado pela Fundação Perseu Abramo em 2014. Desde sua criação, o projeto segue uma trajetória de ampliação no número de cursistas, de territórios atendidos e eixos temáticos.

 

Entre 2014 e 2018, mais de 16 mil pessoas foram inscritas em nossos cursos. Em 2019, a meta é dialogar com mais pessoas, adequando os programas educacionais às demandas atuais, ao contexto político e às novas necessidades de organização e formulação do Partido dos Trabalhadores e dos movimentos sociais alinhados às propostas do programa.

 

Para alcançar militantes por todo o Brasil, os cursos foram estruturados no formato semipresencial, com duração de três meses, com encontros presenciais entre participantes, professores, lideranças políticas e tutoria combinados com atividades em uma plataforma de Educação a Distância – EaD.

 

Para acompanhamento das atividades EaD, a Fundação Perseu Abramo utiliza Moodle, uma plataforma livre, própria para atividades de ensino e aprendizagem, que vem sendo utilizado por diversas instituições e universidades em todo o mundo.

 

Objetivos principais:

Congregar a militância de esquerda (organizada partidariamente ou não) para um debate político sobre o Estado brasileiro, políticas públicas, pensadores clássicos, movimentos sociais, sindicalismo, análise de conjuntura e planejamento; e refletir sobre as estratégias de organização da militância no contexto pós-golpe de 2016 e do novo governo que assumiu em 2019.

 

Público esperado:

Militância petista ou do movimento sindical, dos movimentos sociais, da juventude e do movimento estudantil que sem ser filiada tenha proximidade com o partido. Não é necessária a formação universitária, mas é preciso ter acesso e conhecimentos básicos das ferramentas de Internet, demonstrando disponibilidade e interesse para o aprendizado.

 

DEMAIS CURSOS PREVISTOS

Organização e desafios para a ação política de esquerda

Para os movimentos e organizações que estão na resistência ao fascismo e retrocesso político e enfrentando governos opressores e antidemocráticos.

 

Governar e organizar a partir da crise

Para as prefeituras em que o PT está presente; companheiras e companheiros, assim como parceiros e movimentos sociais envolvidos na gestão.

 

Comunicação e política

Direcionado para militantes petistas (e do campo petista) interessados em compreender o cenário atual e atuar em frentes de comunicação e no apoio aos Diretórios Estaduais e Municipais na estruturação de estratégias de organização.

 

Os desafios da questão agrária

Direcionado para os interessados em compreender as desigualdades sociais e econômicas por meio da análise da história da terra e do direito agrário, com o objetivo de fomentar estratégias de enfrentamento a partir de novas metodologias e processos.

 

Como fazer análise de conjuntura

Para organizações e movimentos do campo da esquerda, que buscam compreender como as influências históricas, políticas e ideológicas se relacionam e atuam em um dado quadro político e social, com objetivo de traçar ações em um plano organizativo.

---
Rede PT
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários (1)

Carlos Cezar Oliveira Correia

Como iniciar um curso em nosso municipio ou região