Justiça faz ‘manobra’, diz defesa de Palocci

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Foto: Sérgio Dutti / AE

Justiça faz ‘manobra’, diz defesa de Palocci

Ex-prefeito de Ribeirão Preto está preso desde setembro, para o advogado de defesa as novas acusações surgem para evitar sua liberdade, afirma José Roberto Batochio (foto).

Os advogados do ex-ministro Antônio Palocci Filho, ex-prefeito de Ribeirão Preto por duas vezes, alertam que existe uma manobra judicial contra seu cliente, em nova denúncia do Ministério Público Federal (MPF), indiciando Palocci e seu ex-assessor Branislav Kontic por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em 15 de dezembro. A defesa do ex-ministro, que também fala por Kontic, diz: “Trata-se de multiplicar infinitamente factóides que não têm qualquer respaldo na realidade para, a partir deles, se instaurarem inquéritos e subsequentes ações penais, com decretação de novas prisões, para neutralizar habeas corpus concedido em favor da liberdade dos acusados.”

 

O argumento da defesa explica a negativa da Justiça em conceder habeas corpus aos clientes em 14 de dezembro, pedido impetrado para tentar tirá-los da prisão preventiva. A ‘manobra’ torna-se uma espécie de seguro prisional. Ou seja, se os tribunais superiores libertarem os réus de um processo, imediatamente é decretada outra prisão em outro processo, neutralizando, dessa forma, a decisão superior anterior.

 

Palocci está preso desde 26 de setembro. Os advogados de defesa do ex-ministro de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (Fazenda e Casa Civil, respectivamente, argumentaram que existe não há razoabilidade na acusação de que Palocci teria tentado destruir provas e que os depósitos no exterior apontados na investigação ainda não foram rastreados. Os advogados lembram que Palocci não é o “Italiano”, alcunha que aparece nas planilhas da Construtora Odebrecht, em investigação da operação Lava Jato. A empresa teria usado a influência e prestígio de Palocci para obter benefícios ilícitos com o governo federal, segundo as acusações.

---
Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!